As pequenas e médias empresas (PMEs) com presença na internet em Minas Gerais geraram um total de R$ 89 milhões em vendas apenas no primeiro trimestre de 2024. Esse valor representa um aumento significativo de 24% em comparação com o mesmo período de 2023, quando as vendas alcançaram R$ 72 milhões. Esses números foram revelados pelo estudo conduzido pela Nuvemshop, plataforma de criação de lojas on-line na América Latina.
A pesquisa também mostrou o número total de itens vendidos durante os períodos de 1º de janeiro a 31 de março, tanto de 2023 como de 2024, com base nos dados dos lojistas mineiros que utilizam a plataforma. No total, foram 1,2 milhão de produtos vendidos de forma on-line no primeiro trimestre de 2024, o que significa um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2023. Os segmentos campeões de venda no foram: moda (R$ 39 milhões), acessórios (R$ 4,5 milhões) e saúde e beleza (R$ 4 milhões).
A economista Marcela Andrade diz que é necessário alinhar estratégias de venda com as principais datas comemorativas para ter melhores resultados. “Nesses três primeiros meses, Carnaval, Páscoa e até mesmo a Semana do Consumidor foram muito importantes. Entender essas ocasiões como grandes oportunidades é essencial para os empresários. Não basta apenas abrir a loja ou marketplace, mas também investir em abordagens para atrair o cliente com o melhor perfil para cada tipo de produto”.
“Com a forte presença das lojas na web, os varejistas devem estar atentos às mudanças tecnológicas e às demandas dos consumidores para se manterem competitivos e bem-sucedidos no cenário digital”, afirma.
Marcela salienta que as pequenas e médias empresas são uma das bases da atividade econômica de Minas Gerais. “Elas são responsáveis por grande parte da geração de emprego no Estado, além de serem um termômetro da economia”.
Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos e médios negócios tiveram avanço maior que o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. Enquanto o aumento do país foi de aproximadamente 2,9%, as pequenas e médias empresas cresceram cerca de 7% no último ano.
A comerciante Júlia Lima, dona de uma loja de cosméticos e perfumaria, conta que o negócio vem alcançando números positivos desde o ano passado. “Estamos vendendo bastante e conseguindo bater as metas, além de investir no cenário digital, tanto no site quanto nas redes sociais. Tenho percebido um crescimento no engajamento on-line”.
Ela conta que as expectativas para 2024 estão altas. “O Natal foi a comemoração mais recente que tivemos um movimento muito acima da média. Mas já estamos nos preparando para as próximas data, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais”.