Home > Cultura e Turismo > Museu em Belo Horizonte foi o mais visitado da América Latina em 2023

Museu em Belo Horizonte foi o mais visitado da América Latina em 2023

Foto: CCBB/divulgação

 

Segundo o ranking da revista britânica “The Art Newspaper”, o Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte (CCBB BH) é o museu mais popular da América Latina. Na lista internacional, que elenca as 100 instituições mais visitadas em 2023, o espaço se destacou como o 41º mais visitado do mundo.

De acordo com a listagem, o CCBB BH recebeu 1,4 milhão de pessoas no ano passado, se firmando entre os 50 mais visitados do mundo. A lista é liderada pelo Museu do Louvre, em Paris (com 8,8 milhões de visitantes), e também conta com mais um espaço brasileiro entre os 100 museus totais: o CCBB Rio de Janeiro, que figura na 46ª posição (com 1,3 milhão).

O resultado positivo foi impulsionado pelo sucesso da exposição “OSGEMEOS – Nossos Segredos”. O acervo de murais, intervenções urbanas, fotografias e outros registros dedicados à obra dos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo atraiu mais de 500 mil visitantes em BH, segundo a instituição.

A mostra “Studio Drift – Vida em Coisas” também contribuiu bastante para o bom resultado do número de frequentadores, com 256 mil visitantes registrados em 2023. A exposição marcou a estreia do coletivo holandês Studio Drift em espaços culturais no Brasil, com exibição de esculturas, instalações e performances experimentais que articulam arte, design e tecnologia.

O museólogo Marcelo Cardoso diz que o CCBB BH, que integra o Circuito Liberdade, é uma parte importante do cenário cultural de Belo Horizonte e também do estado. “Ele recebe milhares de visitantes todos os anos e tem uma enorme parcela na contribuição da democratização da cultura, oferecendo visitas gratuitas a diversos projetos de artes cênicas, plásticas, música, cinema e até mesmo multidisciplinares, como o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, que atende escolas públicas e particulares, ONGs, pessoas com deficiência, profissionais dos campos da arte e realiza ações de formação para professores e público em geral”.

Na avaliação de Cardoso, o Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte é um espaço de preservação da cultura. “Os diversos tipos de mostras culturais são essenciais para despertar nos indivíduos, principalmente nos jovens, a vontade de buscar e valorizar a educação e o conhecimento, através de experiências únicas que também podem acordar um lado artístico, que às vezes está adormecido dentro da gente e nem sabemos. É muito importante prestigiar e enaltecer a cultura, que é uma área ainda muito desvalorizada”.

“Ele também coloca BH na rota do turismo cultural. Já sabemos que Minas Gerais é muito forte neste setor, tendo diversas cidades repletas de história e arquitetura, além de paisagens lindas com serras e cachoeiras. Especificamente para a capital, temos que apostar nos nossos principais pontos turísticos e o CCBB é um deles, por conta de ficar na área central do município e oferecer uma gama de manifestações artísticas”.

A estudante Letícia Coelho conta que faz visitas constantes ao museu. “Sempre que vejo alguma mostra interessante em cartaz vou conferir, seja sozinha ou acompanhada de amigos e familiares. O fato de ser gratuito ajuda bastante, porque fica acessível para toda a população. Isso pode ser o primeiro contato com a arte para muita gente”.

 

CCBB Belo Horizonte

Horário:

De quarta a segunda, das 10h às 22h

Local:

Praça da Liberdade, 450 Bairro Funcionários

Visitações gratuitas