Home > Cultura e Turismo > Salário pode aumentar até 118% para profissionais com pós-graduação

Salário pode aumentar até 118% para profissionais com pós-graduação

Não é novidade que um bom currículo se destaca no mercado de trabalho. Prova disso é que uma pesquisa realizada pela Catho Educação apontou que o aumento salarial para pessoas que investem em cursos de pós-graduação, como especialização e MBA, pode chegar a até 118%.

De acordo com o gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto, o profissional que deseja crescer na carreira deve se especializar cada vez mais em seu campo de atuação. “A especialização pode ser a chave necessária para dar um novo passo na carreira e é uma das maneiras mais eficientes de se destacar no ambiente de trabalho”.

Ele adiciona que o diferencial da pós-graduação é aprofundar os conhecimentos em determinada área. “Isso possibilita que a pessoa se desenvolva mais rapidamente no campo que deseja atuar ou já atua. Um exemplo é um administrador que quer se tornar um mercadólogo. Com a pós, ele sinaliza ao mercado esse anseio passando do setor de finanças ao de marketing por meios de cursos de qualificação”.

Contudo, segundo Gaiofatto, em termos de volume de matrículas, a pós ainda tem menos penetração entre os brasileiros. “O que faz a especialização ser um grande diferencial para o profissional, já que o número dos que alcançam esse nível de escolaridade é mais reduzido”.

Foi buscando esse diferencial que a analista em administração Laísa Barros decidiu fazer uma pós-graduação. “Já trabalhava na empresa há 3 anos e uma vaga em um cargo mais alto estava para abrir, porém a pessoa precisaria ter pós. Foi então que meu chefe me disse que, se entrasse no curso, poderia concorrer”.

Laísa pesquisou uma área que coincidisse com a vaga e com o que buscava. “Três meses depois entrei no processo seletivo, consegui passar, em 2 anos estava formada na pós e com um salário 40% mais alto”.

Como se preparar?

O gerente da Catho explica que a pós já pode ser pensada desde a graduação. “É importante que o estudante busque enxergar onde atuará no mercado quando se formar. Mesmo dentro das diversas carreiras existentes, há nichos de atuação que podem ser melhor aproveitados com as ferramentais aprendidas em uma pós”.

Após a conclusão da faculdade, é importante um olhar geral sobre determinadas áreas. “Esse desejo pode surgir durante o próprio curso por meio das matérias aprendidas, no meio de um estágio ou, até mesmo, pela vontade de se atualizar em um segmento específico. O ideal é estar sempre buscando por mais conteúdos relacionados a sua área”.

É o que tem feito a estudante de psicologia Juliana Marçal. Ela conta que, após fazer um estágio na área de Recursos Humanos, deseja seguir nesse campo. “Penso em trabalhar com gestão de pessoas dentro de uma empresa. Essa área está bem popular e imagino que a pós será um bom investimento”.

No último período do curso, ela já estuda as possibilidades. “Consultei, inclusive, meus professores sobre meu desejo e fui orientada por eles. Já estou aproveitando para pesquisar preços e juntar um valor para conseguir arcar com os custos sem ficar apertada”.