Home > Editorial > Contagem, exemplo nacional

Contagem, exemplo nacional

Respeito à legislação em todos os sentidos, pagamentos em dia e gastar menos do que arrecada, elevou a Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a ser apontada como a melhor gestão fiscal de Minas Gerais, em análise elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Ao conquistar uma nota de 0,885, na escala de 0 a 1, o município ficou à frente de outras cidades, como Divinópolis, Betim, Uberaba, Uberlândia e também na comparação à capital mineira. De acordo com avaliação técnica da Firjan, a contribuição para essa conquista teve como estuário a manutenção das despesas, especialmente, com o pessoal, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, proporcionado um crescimento da receita líquida da municipalidade.

Técnicos da Prefeitura local lembram que esse resultado só foi possível devido a utilização de instrumentos próprios, consubstanciados na Lei de Diretrizes Orçamentárias, além do Plano Plurianual de Ação Governamental. O secretário de Planejamento do Município, Edernon Pereira, salienta que para conquistar esse prêmio de eficiência, contou com a colaboração proativa de todas as demais secretarias, que nunca deixaram de analisar as metas fiscais e orçamentárias dos anos anteriores.

Ao difundir a aludida pesquisa, a Firjan informou que considerou a gestão financeira dos 5.240 municípios brasileiros sobre os resultados de 2022, e levou em conta quatro indicadores: gastos com pessoal, liquidez, investimentos e autonomia. Neste último, é verificado se as receitas da atividade econômica da respectiva cidade superam os custos para manter a estrutura administrativa da Prefeitura e os gastos com o Legislativo municipal. Contagem conseguiu nota máxima nos quesitos autonomia e liquidez.

Pode ser que essa realidade estampada de uma administração de zelo pelas coisas públicas, venha contribuir para o retorno de Contagem como um município líder no desenvolvimento industrial do Estado, como se registrou nos anos 1970 a 1990. Esse protagonismo favorece a melhoria de renda e emprego de qualidade, pois, naquelas décadas, Contagem era tida como a “cidade de maior envergadura industrial de Minas Gerais”. Tomara que esse retorno esteja sendo buscado para o bem de todos, até mesmo no sentido de turbinar a própria economia mineira.