Home > Vigílias > Vigílias – 24 de fevereiro a 2 de março

Vigílias – 24 de fevereiro a 2 de março

Dois nomes, duas bombas
Em Montes Claros, informações indicam que o ex-prefeito Ruy Muniz está se articulando com a finalidade de se tornar candidato à prefeitura local. Já em Juiz de Fora, o ex-prefeito Alberto Bejani procura um marqueteiro que possa auxiliá-lo a retornar ao comando do Executivo. O que os dois têm em comum: uma vida cheia de processos e denúncias por malversação de dinheiro público. Ufa.

Transporte coletivo
Se o transporte coletivo da região metropolitana de BH era mais tranquilo no passado, agora, tem sido manchetes negativas o tempo todo, especialmente contra a empresa de ônibus Saritur, pertencente à família do empresário Rubens Lessa.

Zema e Fuad no Carnaval
Embora tenha arregimentado pessoas do país e até mesmo do exterior em Belo Horizonte, dois nomes emblemáticos não foram vistos nos dias da folia carnavalesca: o prefeito Fuad Noman (PSD) e o governador Romeu Zema (Novo). É ano eleitoral.

Esperto Gabriel
Ao longo de sua vida política, o atual presidente da Câmara de Vereadores da capital, Gabriel Azevedo, sempre defendeu a implementação de ciclovias na cidade. Agora, com a construção da via específica na avenida Afonso Pena, Azevedo se esquiva do tema e diz que isso é coisa da Prefeitura de Belo Horizonte.

Limites para Mateus Simões
Por conta das disputas regionais às prefeituras de todo o estado, as viagens e visitas aos municípios, por parte do vice-governador Mateus Simões (Novo), devem diminuir, para evitar mais fissuras na bancada governista na Assembleia Legislativa.

Vendas na folia
Grande parte dos 20 mil ambulantes se dizem satisfeitos com o resultado das vendas durante o Carnaval. Por seu turno, os proprietários de bares e restaurantes reclamam da falta de clientes, exatamente por conta dessa espécie de invasão de concorrentes.

Sucessão à PBH
O debate relacionado a uma possível candidatura de Rogério Correia (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) continua, porém, o assunto é extremamente delicado. Em Brasília, circula a informação que o parlamentar mineiro está sendo muito afoito no tema, pois o PT estaria sendo induzido a formar parceria com o grupo do atual prefeito, Fuad Noman (PSD), para evitar uma progressão dos bolsonaristas na cidade.

Tribunal de Contas
Está havendo pressão contra o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), para escolha de um nome para a vaga a ser deixada pelo atual conselheiro Doutor José Alves Viana no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O temor nos bastidores é que o assunto seja postergado indefinidamente, como aconteceu recentemente na administração do então presidente da Casa, Agostinho Patrus.

Política em Ipatinga
Para melhorar o seu perfil político, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, tem feito mudanças em sua equipe, tentando dar um ar mais positivo perante os cidadãos do município.

Ausentes na festa
Semana passada, uma nota veiculada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) trouxe um protesto do seu presidente, Marcos Vinícius, pelo fato da instituição não ter sido convidada para estar presente na recente visita do presidente Lula (PT) a Minas. Foi aí que um leitor da coluna atalhou: “alguns representantes do setor produtivo também foram excluídos dessa lista”.

Sistema bancário
A imprensa noticiou sobre os lucros e o crescimento no ranking nacional do Banco Inter, uma instituição criada por empresários mineiros. Isso deixa para trás outros grupos preponderantes, como o octogenário Banco Mercantil.

Sem segurança
Ironizando a respeito da fuga espetacular de dois marginais de um presídio em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o historiador Marco Antônio Villa atacou: “a partir de agora, esse tipo de instituição não pode mais ser chamada de segurança máxima e sim mínima”.

Inteligência artificial
Especialistas comentam sobre a possibilidade de a inteligência artificial criar e editar vídeos com diferentes conteúdos. Isso tem preocupado as pessoas ligadas ao cinema e à indústria do audiovisual. Uma verdadeira dor de cabeça para quem vive deste ramo.

Política internacional
Nos últimos 250 anos, a Rússia sempre foi administrada por grupos políticos totalitários, sem eleições efetivamente livres. Agora, em um processo sem muita liberdade de escolha, o atual presidente Vladimir Putin caminha para conquistar o seu quinto mandato.

Brasil e Israel
Apesar do embate político-ideológico, a diplomacia internacional acredita que vai continuar o acordo de intercâmbio comercial entre Brasil e Israel, já que aquela nação judaica é pioneira no tangente a tecnologia de ponta.

Congresso X Judiciário
Antes de ser empossada como titular do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a juíza Renata Gil vaticinou: “quando o Congresso fala em estabelecer mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), é, sem dúvida, uma maneira do parlamento pressionar o poder judiciário por motivos políticos”.

Bolsonaro com Putin
De acordo com a jornalista Ana Flor, recentemente, houve um encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com pessoas ligadas ao presidente russo, Vladimir Putin. Isso teria deixado o Palácio do Planalto com a pulga atrás da orelha.

Mistérios na Corte
Muito próximo ao Palácio do Planalto, o ex-ministro e empresário do setor de educação, Walfrido dos Mares Guia, ao mesmo tempo em que estaria expandindo seus tentáculos nesse segmento, “estaria” ampliando também o espaço físico de uma residência nos Estados Unidos, como opção de moradia no futuro. Tudo bastante esquisito.