Home > Cultura e Turismo > Tiradentes recebe a 13ª edição do Festival de fotografia em março

Tiradentes recebe a 13ª edição do Festival de fotografia em março

Atividades serão realizadas no Centro Cultural Yves Alves / Foto: Leo-Lara

E ntre os dias 6 e 10 de março, será realizada a 13ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes. A cidade histórica será palco de uma programação intensa, diversificada e gratuita. Com exposições, debates, palestras, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas.

O festival será realizado no Centro Cultural Yves Alves e em outros espaços. O evento proporcionará aos participantes experiências e trocas com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.

O diretor artístico, Eugênio Sávio, revela que o festival é de suma importância para quem gosta de fotografia. “O evento não é só para os profissionais, mas também para quem admira a arte e a cultura, e com uma linguagem acessível. O festival traz a fotografia para esse lugar de arte, como uma forma de interpretar e criar um pensamento sobre o mundo”.

“Tiradentes é vocacionada para os encontros, para o turismo e é um município fotogênico. Esperamos uma média de público entre 5 a 8 mil pessoas de vários lugares do Brasil, facilitando essa conexão”, acrescenta.

As atividades serão oferecidas sem a necessidade de inscrição prévia, apenas está sujeita a limitação do espaço. As senhas para garantir a participação serão distribuídas 1 hora antes do início das atrações, e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do local.

Eugênio Sávio destaca que a programação do evento vai ter ênfase na questão dos livros. “A fotografia, atualmente, está partindo para essa nova mídia de exposição, e está crescendo muito esse movimento do fotolivro. Vamos promover duas exibições, uma que vem da Argentina e outra de São Paulo, que foram escolhidas por instituições de credibilidade, consideradas as melhores de 2023”.

“Além disso, mais de 50 autores estarão lançando suas obras e as palestras são dedicadas ao questionamento dessas tendências mundiais. Teremos a presença de uma pesquisadora e curadora francesa, a convite da embaixada da França, que pretende conhecer o nosso material, mas também ter a oportunidade de falar um pouco sobre esse cenário na França”.

O 13º Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), da Cemig, do Itaú e da Rede. A programação completa está disponível no site www.fotoempauta.com.br/festival2024.

O evento

O diretor artístico conta que a primeira edição do festival foi em 2011. “Ela deriva de um projeto chamado ‘Foco em Pauta’ que começou em 2004. Depois de sete anos sendo realizado na capital, percebemos que Tiradentes era uma cidade vocacionada para esse tipo de encontro de uma forma mais profunda”.

“Acredito que é um dos festivais mais importantes da América Latina. No ano passado tivemos um convidado da Argentina. Estamos tendo a participação de algumas pessoas de outros países e a nossa vontade é de ampliar essa possibilidade de conexão com outras nações, especialmente da América Latina, onde tem uma produção muito rica”.

Para finalizar, Eugênio Sávio pontua que o principal objetivo do festival é oferecer para o público o contato entre os grandes criadores da fotografia, artistas e livros que saíram editados com uma circulação mais restrita, ou obras independentes, de pequena tiragem. “E encorajar as pessoas que gostam de fotografia e querem entender melhor essa arte. Será uma troca de experiências muito intensa e rica”.