Home > Cultura e Turismo > Cine Santa Tereza tem programação especial para comemorar os 7 anos de sua reabertura

Cine Santa Tereza tem programação especial para comemorar os 7 anos de sua reabertura

Exibição de filmes escolhidos pelo público acontece durante todo o mês de abril

Espaço foi inaugurado em 1944 / Foto: Ricardo Laf/FMCBH

 

O Cine Santa Tereza completa, no próximo dia 26, sete anos de sua reabertura. Para comemorar a data, desde o dia 1º, o Cinema promove “A Nossa Mostra”, toda a programação foi sugerida pelo público frequentador do Cine Santa Tereza. Ao todo, o cinema recebeu mais de 200 sugestões.

O mais sugerido foi o mineiro Marte Um, de Gabriel Martins, que concorreu a uma indicação ao Oscar como melhor filme estrangeiro. As justificativas das escolhas individuais demarcam obras que cada um gostaria de ver exibida, por terem sido marcantes na sua história pessoal, ou mesmo por terem ficado na memória de sessões presenciadas no Cine.

Além do filme mineiro, estão na programação de “ A Nossa Mostra”, sucessos do cinema como A Noviça Rebelde, Esqueceram de mim, Superman, Bohemian Rhapsody e Cinema Paradiso.

Outro evento que está programado para esse mês no Cine são as sessões comentadas, realizadas pelo projeto “Circuito Cine Santê”. No próximo dia 25, será exibido o documentário Estrada Natural, que conta a história de uma ferrovia que inspirou os músicos do Clube da Esquina. O filme traz depoimentos de Milton Nascimento e Fernando Brant. A sessão será comentada pelo diretor Emerson Penha.

Já no dia 26, acontece uma homenagem ao cineasta Geraldo Veloso (1944-2018), que foi um forte apoiador da reabertura do Cine Santa Tereza. Nesse dia, o seu filme “Toda a Memória das Minas” será exibido, além de Interregno, de Flávio Werneck e O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Essa sessão será comentada por Lourenço Veloso, filho de Geraldo, pelo atual presidente do Instituto Humberto Mauro, Victor de Almeida e também terá comentários do pesquisador e crítico de cinema Paulo Augusto Gomes.

Tanto as sessões de “A Nossa Mostra” e as sessões comentadas do “Circuito Cine Santê” são gratuitas. A retirada de ingressos é feita na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. O Cine Santa Tereza fica na rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza.

 

Sobre o Cine Santa Tereza

Inaugurado como cinema privado em 1944, havia fechado as portas em 1980. Na década seguinte, o Cine foi sede de danceterias e casas de shows. Em 2003, após passar pelo processo de desapropriação, o imóvel passou à gestão da Prefeitura de Belo Horizonte. Após restauração, o prédio foi inaugurado como cinema público em abril de 2016. A secretária municipal de Belo Horizonte, Elaine Parreiras, destaca a importância do Cinema para a cidade. “O Cine Santa Tereza é um patrimônio cultural da cidade e representa a importância que a Prefeitura de Belo Horizonte tem dado ao desenvolvimento do audiovisual na cidade”.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca a atuação do espaço e a sua importância para a cidade. “Trata-se de um cinema público, um espaço cultural e de lazer reivindicado pela população da cidade, comprometido não apenas com as sessões gratuitas, mas também com ações de formação contínuas que buscam apresentar e discutir aspectos relacionados ao audiovisual, além de promover cursos, oficinas e workshops com foco na linguagem cinematográfica”.