Home > Destaques > Ex-deputados querem concorrer às prefeituras nas eleições deste ano

Ex-deputados querem concorrer às prefeituras nas eleições deste ano

Dilzon Melo pretende ser candidato em Boa Esperança e Dinis Pinheiro está de volta à cena politica / Fotos: Pollyanna Maliniak e Edésio Ferreira/EM/D.A Press

As discussões referentes à sucessão municipal deste ano já começaram. Sobre o tema, não há muitas novidades em Minas Gerais, pois as narrativas do momento visam convencer pré-candidatos na formação de grupos, envolvendo partidos políticos e nomes diferentes, em torno de projetos mais consolidados e articulados, como está sendo alavancado em Belo Horizonte.

Ex-deputados em cena

Enquanto nas grandes cidades o cronograma caminha a passos lentos, já existem algumas definições de ex-deputados dispostos a se envolverem na peleja deste ano. Este é o caso do ex-deputado Dilzon Melo, que tem recebido apoios importantes das lideranças locais, com a finalidade de disputar o Paço Municipal de Boa Esperança, no Sul de Minas, onde atua como empresário desde que se afastou do parlamento mineiro.

Indagado pelo Edição do Brasil, Dilzon mencionou o fato de possuir experiência de 30 anos como deputado, tendo exercido, em duas oportunidades, o posto de primeiro- -secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cujo cargo lhe proporcionou o ensejo de contribuir na administração da Casa Legislativa.

Também chega à nossa redação a informação que o ex-presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, pretende disputar a prefeitura em sua terra, Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi parlamentar de várias legislaturas, exerceu o posto de presidente da ALMG em duas oportunidades e se notabilizou nos meandros mineiros como um político conciliador, bem em sintonia com as tradições políticas do estado.

Outros dois nomes emblemáticos de ex- -deputados estão em evidência na sucessão em Pará de Minas. Por lá, é dado como certo o ingresso na corrida municipalista do ex-presidente da Casa Legislativa, Antônio Júlio, e de seu ex-colega de assento, o empresário Inácio Franco, que por 16 anos a fio exerceu o mandato parlamentar.

Não há definição clara quanto ao futuro político do ex-deputado Bruno Siqueira. No momento, ele tem sido lembrado para participar do movimento eleitoral em Juiz de Fora, cidade onde já ocupou o cargo de prefeito por dois mandatos.

Na região metropolitana, insinua-se a possibilidade do ex-deputado e ex-prefeito Carlos Murta enfrentar o embate pela Prefeitura de Vespasiano. Enquanto isso, em Carangola, na Zona da Mata Mineira, voltou a ser cogitada a ideia da participação do ex-prefeito e ex-deputado Paulo Petterson.