Home > Política > Rodrigo Pacheco atua nos bastidores do governo federal em defesa de Minas Gerais

Rodrigo Pacheco atua nos bastidores do governo federal em defesa de Minas Gerais

Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou que os problemas de Minas Gerais e do Brasil precisam ser resolvidos por meio da política e do diálogo entre os Poderes. Em Belo Horizonte, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador participou de evento de lançamento de medidas do governo federal para o Estado e reforçou a necessidade de entendimento para concretizar medidas importantes, como a definição de uma solução para o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União, avaliada em cerca de R$ 160 bilhões.

“O meu papel como cidadão mineiro, como senador por Minas Gerais, como presidente do Senado e presidente do Congresso Nacional, a minha obrigação e o meu dever cívico é de ajudar o presidente Lula a governar esse país e dar solução aos problemas de Minas e da nação. Eu assim farei e quero contar muito com o apoio de todos vocês. Independentemente de apelos eleitorais, temos um trabalho político de defender Minas Gerais e entregar soluções efetivas. Eu não tenho dúvida do compromisso desse governo, do nosso compromisso, de estarmos juntos nesse propósito”, declarou.

Rodrigo Pacheco destacou seu empenho na resolução do pagamento da dívida de Minas Gerais com a União e refez apelo ao governo federal na busca de uma solução eficaz que não penalize as gerações futuras de mineiros. Ele ainda relembrou medidas para Minas Gerais viabilizadas por sua articulação política nos últimos anos, a exemplo da inclusão de 81 municípios mineiros na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), e da manutenção do nível mínimo obrigatório do reservatório de Furnas.

O senador externou que espera do governo federal a resolução de outros problemas urgentes de Minas, como a construção de barragens hídricas para enfrentar a seca na região Norte do estado, a duplicação da BR-381 e a ampliação do metrô e do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Também participaram do evento o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outros ministros do governo federal, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB); o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD); o governador Romeu Zema (Novo), entre outras autoridades, representantes de municípios mineiros e de diversos setores da economia.