Home > Editorial > Doação de leite materno

Doação de leite materno

Um jargão muito pronunciado entre médicos e especialistas é: “toda gota importa”. A frase é dita por pessoas encarregadas diretamente de colher e distribuir o leite materno para crianças hospitalizadas nas diferentes unidades de saúde do Estado, a partir do Banco de Leite, comandado pela Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte e, por sua extensão, através da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

A maternidade registrou um baixo índice de doações em janeiro, provocando uma indesejável e até mesmo preocupante queda no estoque do leite, levando inquietação às autoridades encarregadas de fazerem a coleta e também de encaminhar os frascos às localidades conveniadas. Para quem não leva o tema a sério, mencionamos uma frase falada, recentemente, por uma mãe doadora: “só quem esteve em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal sabe o significado de se acolher, e também atender ao chamamento para doações de leite, pois ele é decisivo para o futuro dos bebês”.

Na percepção da coordenadora da Maternidade Odete Valadares, Karine Antunes, é importante o chamamento das mães para o ato de solidariedade. Ela relata que, normalmente, sempre mantém o estoque de 900 frascos de 300ml cada, no entanto, neste início de fevereiro, esse número diminuiu para apenas 100 frascos na geladeira especial. A profissional pontua ainda que essa ausência de doações sempre ocorre no período das férias, mas é perceptível cada vez mais a queda na quantidade de mães doadoras nos últimos tempos.

Karine explica que o leite doado passa por várias etapas rigorosas de seleção e análise microbiológica, obedecendo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde, garantindo toda a segurança para quem doa e recebe o leite. Quem estiver interessada em incrementar esse ato de humanidade deve fazer login da conta Gov.br e preencher o formulário on-line, através do Portal MG ou do MG app.

Os especialistas reforçam que o leite materno ajuda a salvar a vida dos bebês prematuros, e é o melhor alimento para eles, pois contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos. Essas doações garantem o futuro de muitas criancinhas. Caso você, leitora, possa contribuir, faça a sua parte.