Home > Editorial > 50 anos do Sebrae

50 anos do Sebrae

Não fosse uma entidade que, efetivamente, vem atuando em sintonia com os pensamentos proativos da população brasileira, o Sebrae não estaria completando 50 anos de presença no mercado.

É evidente que nessas cinco décadas muitos desafios surgiram, mas todos eles foram vencidos com coragem, devido à tenacidade e resiliência de seus representantes, especialmente quando se trata do Sebrae Minas, cuja trajetória foi traçada com o objetivo de garantir apoio a milhares de empreendedores nos rincões mineiros.

Buscando a história referente aos primórdios dessa instituição, retornamos à década de 1970, período no qual suas ações no assessoramento e no apoio aos empreendedores e às micro e pequenas empresas foram de grande valia. Trata-se de uma simbiose entre a sociedade e os outros setores que desejam fazer Minas e o Brasil crescerem, por meio do fortalecimento do empreendedorismo. Seja no direcionamento de soluções ou, concomitantemente, se colocando como o elo do desenvolvimento na elaboração de projetos destacados, o Sebrae vem atuando especialmente nos assuntos relacionados aos pequenos negócios, mediante articulações e iniciativas proativas junto ao poder público, aliando-se às demais e diversas organizações setoriais. E esse ajuntamento, quase sempre resultou em saldo positivo.

Os mineiros reconhecem a importância do Sebrae Minas, destacando a sua significação como agente indutor do pleno desenvolvimento, a partir da sua ilustre capilaridade perante diferentes pontos, pois, em realidade, o resultado acontece nos grandes centros, mas principalmente, em localidades mais distantes, exatamente por ser uma casa que conhece de perto as realidades e as necessidades de cada região.

Não é sem razão que se trata de um ente acolhido por todos, disputando prestígio em igualdade de condições no âmago do público com as demais coirmãs: Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Referir-se ao Sebrae Minas é estufar o peito e se encher de orgulho, afinal, se trata de uma entidade valorosa e que merece os aplausos de todos.

No dia 11 de julho um evento vai marcar os 50 anos do Sebrae e nele ficará gravado que, em meio século, essa é uma história que merece ser registrada nos anais dos arquivos oficiais do nosso estado para servir de lições às futuras gerações.

O Sebrae é um bom exemplo a ser seguido, especialmente por pessoas que prezam pela permanência de Minas nos patamares mais elevados do nosso país, sob todos os aspectos. Os interessados no empreendedorismo e na inovação dos pequenos e médios empresários só têm a agradecer a entidade. Vida longa ao Sebrae!