Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Pacheco como terceira via?

Lula (PT) tem problemas do passado, o presidente Jair Bolsonaro pode encontrar dificuldades de registrar sua candidatura em 2022. Assim, as classes produtoras e os formadores de opinião já procuram um nome para a terceira via no que se refere à sucessão presidencial. E, neste momento, essa responsabilidade recai sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). Esses são os comentários ouvidos nos corredores do Congresso Nacional. A conferir…

Sucessão em Minas

Ao discursar para uma plateia de mais de 500 prefeitos, no Palácio das Artes, na capital mineira, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB), foi bastante aplaudido. Foi aí que surgiu o comentário de que Julvan tem o perfil ideal para compor chapa majoritária à reeleição do governador Romeu Zema (Novo).

Zema e Ilce

Ainda sobre o projeto político do governador Zema (Novo), consta que há interesse do seu grupo em convidar a prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), para ser sua vice. Ilce é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e faz parte do partido de maior sustentação numericamente do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Kalil e Patrus

No encontro comandado pelo governo de Minas para anunciar a liberação do pagamento de R$ 1,5 bilhão para os municípios, personalidades importantes não compareceram ao evento, como o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV). Na verdade, o ato foi apenas uma ratificação de uma decisão dos deputados, que tiraram o poder do governo de Minas em manipular os valores, transferindo-os diretamente às tesourarias municipais. Ou seja, foi algo meramente político.

Poderio do presidente

Fica cada vez mais nítida a força do ex-deputado Alexandre Silveira, atual presidente do PSD estadual de Minas, junto à cúpula do partido, leia-se Gilberto Kassab. Um dos assuntos constantes de sua agenda é a sucessão mineira.

Comunicação do governo

Cristiana Kumaira é a nova comandante da área de Comunicação do governo mineiro. O mercado espera que ela consiga trazer de volta a comunicabilidade nos meandros políticos, principalmente empreendendo mais respeito em relação à mídia estadual. Cristiana é a quarta pessoa a ocupar o cargo.
Cena única. O governador Zema precisa ter ciência que, durante esses 8 meses de 2021, um dos setores que mais recebeu críticas em seu governo, mesmo que nos bastidores, foi justamente essa área.

Cidadão perigoso

Segundo o que se ouve em Brasília, especialmente na esfera política, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, se tornou um cidadão problemático. Dizem que até mesmo os parlamentares do centrão já o consideram um político complicado demais. “Ou seja, ele, a partir de agora, pode ser jogado às feras”, analisam.

Terceira dose

Na avaliação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a aplicação da terceira dose da vacina contra a COVID-19 não é obrigatória, mas sim recomendável.

Falta ciência

O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, comentou: “Atualmente, sou presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mas deixo claro que não é fácil presidir uma entidade desta natureza em um país que não tem o menor respeito à ciência”. Bateu pesado, viu?!

Empresários x Ministro

Durante debate na TV Cultura, o economista Ricardo Sennes que, por sinal, tem bom relacionamento nos meandros produtivos de São Paulo, disse que os empresários e os representantes dos segmentos ligados à área de finanças já não acreditam mais em um projeto desenvolvimentista do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Ele só promete, mas faz tudo errado”, disparou o economista.

Desastre na educação

“Somente daqui a 5 anos será possível diluir os problemas ocasionados pela ausência de aulas para os estudantes de todo o Brasil durante este um ano e meio de pandemia da COVID-19”. Essa é a avaliação do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Crise hídrica

Em Brasília, o assunto da semana foi a crise hídrica. Para muitos, o tema é muito sério e o governo federal vai ter que fazer um verdadeiro malabarismo par evitar o indesejável racionamento de energia. Cruz Credo, gente!

Sociedade repressora

Sem meias-palavras, o filósofo Luiz Felipe Pondé disse: “Talvez, por conta das redes sociais e da liberdade plena de expressão, atualmente, a nossa sociedade é muito mais repressora do que há 40 anos, quando a harmonia era mais perceptível”.

Terras indígenas

As manifestações dos representantes indígenas, em Brasília, foram intensas e, com isso, surgiu o comentário de que são muitos os nomes influentes de olho nas terras reservadas aos índios. Quem seriam eles? Os grileiros, óbvio!

Pix e o Banco Central

O apresentador e jornalista Marcelo Tas considerou as medidas adotadas pelo Banco Central para garantir a segurança aos usuários do Pix muito frágeis. Segundo ele, precisa ser feito algo mais seguro para transmitir certeza ao cliente de que a tecnologia é importante, atende às pessoas e as protegem contra golpes e bandidos.

Pagamento dos precatórios

As autoridades do Ministério da Economia estão atuando nos bastidores do Congresso para prorrogar o pagamento dos precatórios da União. Nos meios jurídicos, o comentário recorrente é o de que o poder central está promovendo um verdadeiro calote com apoio dos deputados, tanto da Câmara como do Senado.