Home > Artigo > Temporada aberta

Temporada aberta

Passou Natal, passou Réveillon, passou férias para muita gente. Já estamos na estrada de um novo ano, comendo poeira em forma de dias. Como tudo vai passando em alta velocidade, entre um gole e outro, o janeiro vai escorregando morro abaixo. E o futebol? Vai bem obrigado. O calendário começa a girar com força, ocupando todas as datas possíveis e impossíveis.

Fora das quatro linhas a coisa começou quente. A Justiça ligou o ventilador na farofa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Diretoria afastada, intervenção e confusão. A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) prometeu tirar a seleção e os times do Brasil das competições internacionais. Recurso para lá, recurso para cá, a coisa chegou no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Gilmar Mendes meteu a caneta e mandou a diretoria afastada reassumir seus cargos. Silêncio na paróquia. Água fria na fervura. Segue o jogo.

Casa ajeitada, mangas arregaçadas, a ordem foi para seguir em frente. Mesmo porque o calendário não para e a choradeira não paga conta. O presidente da CBF voltou fortalecido e logo dispensou o treinador Fernando Diniz, interino que comandava a seleção, e contratou para o cargo o conhecido Dorival Júnior.

Mais experiente, tranquilo e dono de um excelente currículo, o novo professor tem cacife para realizar um bom trabalho. Dorival é um cidadão simples e que pensa futebol de forma objetiva. Não é de ficar inventando palavras ou táticas faraônicas. Ele gosta mesmo é de fazer seu time jogar um arroz com feijão bem temperadinho, explorando com inteligência o potencial de cada jogador. Resta esperar, desejando que tudo aconteça de forma positiva, afinal, a seleção precisa sair do sufoco.

Voltando ao calendário, o ano vai ser uma paulada. Em Minas Gerais, o campeonato regional Módulo 1 começa no dia 24 de janeiro, seguindo até 6 de abril. Doze times participam do evento, divididos em 3 grupos de 4 times. Os times do interior estão se preparando desde dezembro. Os da capital iniciaram os trabalhos há poucos dias. Muitas contratações, novidades e vontade da turma em botar a mão na taça. A tabela completa, regulamento e outras informações você encontra no www.fmf.com.br.

Como sempre acontece, o Campeonato Mineiro terá uma cobertura jornalística gigantesca. A TV detentora dos direitos de imagem vai transmitir os principais jogos. Os demais terão transmissão de imagem e áudio por um canal no YouTube. Dezenas de outros canais vão transmitir pela internet o áudio de praticamente todos os jogos. Vários impressos e sites também estão preparados para divulgar o evento. Não podemos nos esquecer das emissoras de rádio da capital e do interior que ajudam a construir a história do futebol mineiro. Este ano, são mais de 50 rádios diretamente envolvidas na cobertura do evento em todos os cantos do estado.

Mas tem muito mais. América, Cruzeiro, Tombense, Villa Nova e Atlético participam da Copa do Brasil entre fevereiro e novembro. De maio a dezembro acontece o Campeonato Brasileiro. Atlético e Cruzeiro estão na série A, América na série B e Tombense e Athletic na série C. Já o Democrata de Governador Valadares, Pouso Alegre, Villa Nova e Ipatinga disputam a série D. O Cruzeiro, depois de um longo período afastado, disputa a Copa Sul-Americana. O Atlético, com elenco forte, participa mais uma vez da Copa Libertadores. Dependendo dos resultados, os times mineiros ainda têm possibilidade de jogar outras competições, como Recopa estadual, nacional e até mundial de clubes.

Em termos de estrutura temos os três times da capital em um patamar diferenciado. O Atlético com um elenco fortíssimo buscando ser protagonista em todas as disputas. Cruzeiro e América promovendo boa reformulação para chegar ao topo das competições. No interior, vários times deram uma melhorada considerável. Boas reformas em seus estádios, contratação de comissões técnicas experientes e formação de elencos equilibrados, misturando jogadores experientes com jovens talentos. A arbitragem está sendo bem cuidada, inclusive com VAR em todos os jogos.

A somatória de tantos esforços nos faz acreditar em bons resultados para nossa turma de Minas. Acreditar é sempre importante. A bola vai rolar. A temporada está aberta.