Home > Artigo > Incríveis números do Brasileirão 2023

Incríveis números do Brasileirão 2023

Chegou ao fim no dia 6 de dezembro um dos campeonatos mais disputados na era dos pontos corridos. Emoções até a última rodada, tanto na luta pelo título quanto para escapar do rebaixamento. O Campeonato Brasileiro de 2023 teve a maior média de público da história do torneio. Nos 368 jogos com torcida (12 confrontos tiveram portões fechados por punições determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva), a média foi de 26.524 pagantes por partida, com um total de 9,7 milhões de torcedores nos estádios. O recorde era da edição de 1983, que teve uma média de 22.953 pagantes por jogo, de acordo com fontes estatísticas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Brasileirão Assaí 2023 também foi marcado por homenagens da CBF ao Rei Pelé, morto em dezembro do ano passado. A CBF preparou uma série de tributos ao maior jogador da história do futebol na rodada de abertura.

Os capitães de todas as equipes das séries A e B usaram uma braçadeira em reverência à Majestade do Futebol. Antes do início dos jogos, os organizadores pediram nos estádios um minuto de aplausos ao ídolo enquanto todos os jogadores ficaram no círculo central.

A CBF também estampou imagens do único tricampeão do mundo nas placas de publicidade em volta do campo nas arenas, além de confeccionar uma moeda especial para os sorteios dos árbitros.

Pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo foi quem mais levou torcedores aos estádios. O Rubro-Negro teve 1,03 milhão de pessoas nos seus jogos, com uma média de 54,4 mil pagantes por partida.

O grande campeão de 2023, o Palmeiras, teve a quinta maior média de público, com 33.167 pagantes por partida. O Flamengo ainda domina o ranking dos jogos com maior público, sendo dono das 12 primeiras colocações. A partida de maior público nesta temporada foi no Mané Garrincha, na vitória de virada por 2 a 1 do Santos sobre o Rubro-Negro. O São Paulo, por sua vez, é dono de cinco dos 20 maiores públicos do campeonato, enquanto Fluminense e Vasco têm um jogo cada.

Já o Santos derrapou no Campeonato Brasileiro no momento mais delicado possível. Os maus resultados nas cinco últimas rodadas da competição levaram o time da Vila Belmiro a ser rebaixado pela primeira vez em sua história de 111 anos. Nos cinco compromissos finais do Peixe no Brasileirão, foram dois empates (São Paulo e Botafogo) e três derrotas consecutivas (Fluminense, Athletico-PR e Fortaleza), com cerca de 13% de aproveitamento e dois gols marcados e nove sofridos.

E das equipes mineiras, o Atlético ficou em terceiro lugar. Na última rodada ainda brigava pelo título, embora de forma remota. Acabou sendo goleado pelo Bahia por 4 a 1 em Salvador. Ponto positivo foi a classificação direta para a Libertadores da América. Já o Cruzeiro fez um campeonato muito irregular, chegando a figurar na zona de rebaixamento em algumas rodadas. Porém, após Paulo Autuori assumir a equipe, o time celeste reagiu e terminou a competição em 14º lugar, garantindo ainda uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024.

O ponto negativo ficou por conta do América. Com uma equipe limitada e sérios problemas defensivos, o Coelho acabou rebaixado para a série B junto com Goiás, Coritiba e Santos.

Em verdade, sobrou emoções nesta reta final do Brasileirão e o improvável aconteceu. Depois de liderar o primeiro turno com larga vantagem, o Botafogo despencou na tabela e viu o Palmeiras sagrar- -se pela 12ª vez campeão da competição mais disputada do mundo.

Aos queridos leitores, obrigado pela parceria neste 2023. Desejo a vocês um Natal repleto de amor, paz, alegria e prosperidade. Feliz 2024 para todos.