Home > Vigílias > Vigílias – 16 a 23 de dezembro de 2023

Vigílias – 16 a 23 de dezembro de 2023

Transporte coletivo
A Câmara de Vereadores voltou a comentar sobre o subsídio concedido pela municipalidade às empresas de ônibus da capital. Este assunto promete esquentar logo nos primeiros dias de janeiro. Nos meandros empresariais, se comenta a respeito dos desentendimentos do atual presidente do Conselho de Administração do Setra-BH, Robson Lessa, com membros de sua família, inclusive com o poderoso Rubens Lessa, pelo controle da liderança do setor. Para quem não se lembra, Robson foi aquele que protagonizou a compra de vacinas falsas para amigos na época da COVID-19.

Sucessão em BH
Não houve qualquer empolgação quando a imprensa veiculou informações indicando uma possível candidatura da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, à Prefeitura de Belo Horizonte. Filiada ao Partido Novo, caso seja efetivamente candidata, seria usada para impedir apoio do grupo do governador Romeu Zema (Novo) ao pré-candidato Bruno Engler (PL). A conferir.

Críticas aos petistas
Um levantamento informal aponta que o Partido dos Trabalhadores em Minas detém 15 dos 21 principais cargos do governo federal no estado. Isso tem provocado a ira de parlamentares aliados ao Palácio do Planalto, especialmente representantes do PSB, partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que tanto fez pela candidatura de Lula na época da campanha.

Shopping do barulho
Periodicamente, acontecem ações policiais envolvendo compradores, vendedores, lojistas e comerciantes do propalado Shopping Oiapoque, no Centro de Belo Horizonte. Ou seja, o endereço tem sido usado de maneira recorrente para vendas de produtos sem procedência comprovada.

Aécio sem projeto
Tucanos de alta plumagem sinalizam que não existe um projeto concreto, quanto ao futuro político do deputado Aécio Neves (PSDB). “O ideal é ficar com o nome em evidência para sentir qual vai ser a reação da população”, avaliam pessoas próximas ao parlamentar.

Sucessão estadual
Em Divinópolis, terra do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), começa a ser implementado um movimento com a finalidade de alavancar o nome do político para disputar o governo de Minas em 2026. Neste caso, o parlamentar e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também está na expectativa de ser escolhido à disputa.

Zema X Tarcísio de Freitas
“O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem conquistado mais prestígio junto aos setores ligados à direita radical pelo Brasil inteiro, espaço que pretendia ser abocanhado pelo governador mineiro Romeu Zema (Novo). São Paulo está jogando terra nos olhos de Minas”. Opinião do cientista político, Mauro Paulino.

Lula negociador?
Os bolsonaristas estão ironizando a respeito da capacidade de negociação do presidente Lula (PT), para tratar de assuntos delicados, como as guerras e conflitos internacionais. “Ele é capaz apenas de cuidar dos temas relacionados ao sistema sindical brasileiro, mas não tem as qualidades exigidas pela diplomacia, para se embrenhar nos assuntos complexos e de geopolítica”, dizem os seguidores do ex-presidente.

Seria ridículo
Lula (PT) deixou de comparecer à posse do presidente da Argentina, Milei. “Se tivesse ido, iria se encontrar com Jair Bolsonaro (PL) e sua turma. Haveria hostilização e, naturalmente, aconteceriam cenas pesadas”. Avaliação da experiente jornalista Ana Flor.

Grupo dos 20 mais
Em Brasília, a crônica política analisa que o Brasil vai presidir o Grupo dos 20 países mais ricos do mundo durante um ano. Para além desse status, os comunicadores não esperam nada de concreto em favor do nosso país, apenas um protagonismo no noticiário internacional.

INSS com problemas
Semana passada, o doutor em economia, Ricardo Sennes disse que a situação do INSS vai estar insustentável daqui a dez anos, com o número de contribuintes diminuindo, aumentando a quantidade de benefícios concedidos por conta do envelhecimento da população. Será uma espécie de apagão da Previdência Social do Brasil.

País sem futuro
Em um passado não muito distante, havia uma frase muito difundida: “O Brasil é um país do futuro”. Agora, a cena ocorre de maneira contrária, pois um em cada cinco jovens, não estuda e não trabalha. Ou seja, um bando de sem futuro. Ufa.

Brasil X Venezuela
“Os dirigentes da Venezuela precisam sentir a importância do Brasil no episódio de invasão de terras da Guiana. Tem de ficar claro para os vizinhos quem possui o maior território, armamento e Produto Interno Bruto (PIB). Os mais fracos terão de se submeter a essa realidade”, dizem nos bastidores do Itamaraty, em Brasília.

Exportação de malandragem
Dados das Forças de Segurança apontam que, atualmente, duas facções criminosas de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente, se transformaram em potências, com atuação em toda América do Sul. O Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) cometem atrocidades. É um horror.

Um grande circo
O cientista político Sérgio Fausto antecipa: “O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, está começando a colocar em prática o seu desejo em transformar a eleição presidencial no país em um enorme espetáculo circense”. Será?

Coronelismo político
O afundamento de terra em bairros de Maceió, em Alagoas, desabrigando milhares de pessoas, não sensibilizou os parlamentares locais, visando uma ação sem viés político. Pelo contrário, o puro e tradicional coronelismo, patrocinado pelas famílias de Renan Calheiros e Arthur Lira, nunca esteve em tamanha elevação.