Home > Esporte > Belo Horizonte deve receber etapa da Stock Car em 2024

Belo Horizonte deve receber etapa da Stock Car em 2024

Será a primeira vez que a corrida será realizada na capital / Foto: Duda Bairros/Stock Car

A Vicar, organizadora da Stock Car Pro Series, anunciou o calendário para o próximo ano da principal categoria do automobilismo brasileiro. Uma das novidades é a realização de uma etapa em Belo Horizonte, no dia 18 de agosto de 2024. A pista, que terá 3,2 km, passará no entorno do Mineirão e próximo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para ser confirmado de maneira definitiva pela Vicar, o traçado ainda tem que receber a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o que deve acontecer nos próximos dias. Caso seja confirmado, será o retorno da Stock a Minas Gerais. A última vez foi em 2017, no Autódromo dos Cristais, em Curvelo.

O advogado Sérgio Sette Câmara, um dos promotores da prova, conta como surgiu a ideia de trazer a Stock Car para BH. “Estava conversando com o Lincoln Oliveira, proprietário da Vicar, que comentou sua vontade de colocar a categoria em outras praças. Eu disse a ele que seria tão bom se pudesse ter uma na capital. Lembro que no Mineirão, há muitos anos, já tivemos corridas em torno do estádio”.

Ele destaca que a realização da prova é uma oportunidade de geração de novas receitas para Belo Horizonte. Segundo um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a etapa poderá injetar até R$ 285 milhões na economia da cidade durante os cinco anos de contrato. “Temos engenheiros contratados, pessoal da área de marketing, redes sociais e uma série de outras ações acontecendo. Devem ser gerados cerca de 1.700 empregos temporários, movimentando a rede hoteleira, setor de transportes, bares e restaurantes. A cidade só tem a ganhar com a entrada da Stock Car no calendário”.

Outro ponto abordado pelo advogado é a oportunidade de atrair turistas para a capital ao longo do ano, a partir da transmissão da corrida para todo o Brasil e mais de 150 países. “Temos o conjunto arquitetônico da Pampulha, o próprio Mineirão e o Mineirinho, entre outros equipamentos. Essas imagens serão mostradas ao mundo e vão enaltecer muito a nossa cidade, fazendo com que pessoas de fora venham conhecer Belo Horizonte”.

Câmara detalha que outras atrações estão previstas além da corrida. “A comida mineira é algo muito especial e estará presente no evento, com food trucks. Vamos ter ainda uma fanzone, simuladores, espaço kids e um pequeno kartódromo para que a garotada possa ter o primeiro contato com o automobilismo. Será um festival para toda família ”, conclui.