Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Posse da Cadeira 83

No dia 11 de novembro, tomou posse da Cadeira 83 do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval da Reserva da Marinha do Brasil, Silvio Aderne. Foi a primeira vez que um oficial da Marinha assumiu um assento no Instituto. O Comandante Aderne é nascido em Belo Horizonte e seu discurso homenageou o Patrono da Cadeira 83, o Comendador Halfeld, fundador de Juiz de Fora, no sesquicentenário da sua morte.

Dentre as autoridades presentes estavam o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gilberto Diniz; o Capitão dos Portos de MG, Comandante Lucena; o Comandante da Academia de Polícia, coronel Eugênio; o presidente do IHGMG, Dr. Serufo; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar MG), Paulo Cardoso; e o presidente do IHG de Juiz de Fora, Eustácio Oliveira. O Dr. Josemar Alvarenga fez a saudação ao novo ocupante da Cadeira 83, destacando sua trajetória pessoal e profissional.

Silvio Aderne e sua esposa Mônica Aderne

 

Daniel Aderne, Silvio Aderne e Comandante Lucena

 

Discurso de Daniel Aderne

PERDAS SENTIDAS – Nosso Estado está de luto com as mortes do coronel da reserva da Polícia Militar (PM), Jonas Cruz, e do jornalista Paulo Lott. Além de oficial graduado da PM, Cruz era formado em engenharia, foi diretor de saúde da instituição e trabalhou no gabinete militar do governador. Ele era músico, tocava bandolim e também foi o fundador do Clube do Choro de Belo Horizonte, que completou 17 anos de existência em 2023. Paulo Lott foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas e viveu momentos difíceis na transição do governo militar para a democracia. Aos dois, a saudade dos mineiros.

DIÁLOGO – O governador Romeu Zema (Novo), para ser diferente dos demais, achou que não precisaria de ninguém. Dimensionou seu governo como um bom gestor e virou as costas para a política. Colocou os salários dos servidores em dia e se esqueceu que Minas necessita de obras e que muita coisa deveria ser feita. O chefe do Executivo viveu todo esse período, baseado em uma ação impetrada pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT), onde o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pagamento da dívida de Minas com a União. Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), ele não conseguiu resolver a questão e a conta foi só aumentando. Lula (PT) foi eleito e Zema continuou no seu isolamento, sem manifestar nenhuma intenção de falar com o novo presidente. Depois de se recusar a participar de reuniões no Senado para discutir a reforma tributária e ignorar o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), agora, o governador escreve uma carta ao senador, solicitando sua ajuda na questão da dívida de Minas. Pacheco se prontificou e já conversou com o Lula a respeito, mas tudo poderia ter sido mais fácil se houvesse diálogo entre as partes.

DA COCHEIRA

O PT não vai fazer nenhuma coligação para a Prefeitura de Belo Horizonte sem ser o cabeça da chapa. O candidato da sigla será Rogério Correia e a coligação pode existir com outros partidos, inclusive, oferecendo o cargo de vice.

O PSDB conversou com o prefeito Fuad Noman (PSD), que já foi Secretário da Fazenda no primeiro mandato do então governador Aécio Neves. Apesar disso, Fuad está mais à esquerda e dificilmente teria o apoio dos tucanos.

Pensando nas eleições municipais de 2024, o PSDB deverá ter um candidato a prefeito e o nome preferido é o do ex-deputado João Leite, que está disposto a enfrentar um novo desafio.

Ford Galaxie 500

Em solenidade realizada no dia 12 de novembro, em frente ao Memorial JK, o Exército Brasileiro, através do 16º Batalhão de Logística, entregou àquela instituição, o Ford Galaxie 500. Ele pertenceu ao presidente Juscelino Kubitschek e foi totalmente reformado para fazer parte do acervo do memorial.

Foto: Divulgação

Prêmio Band Cidades Excelentes

Uberlândia é destaque nacional. O município foi o vencedor geral do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 em Minas, realizado no dia 9 de outubro, em BH. Na premiação, a segunda maior cidade do Estado também foi ganhadora no quesito “Sustentabilidade” e finalista em outras três classificações: “Governança”, “Saúde e Bem-Estar”, “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”.

Foto: Arquivo Pessoal

Praia Clube do Ano

O Praia Clube de Uberlândia foi eleito o “Clube do Ano”. Dentre as premiações, o Clube foi agraciado nas categorias: o Presidente do Ano, o Clube Formador (Vôlei Feminino), o Troféu Inspiração e também foi eleito para o Top 100 Clubes do Brasil. O presidente Guto Braga representou o clube no evento.

Foto: Divulgação

ANIVERSARIANTES

Sábado, 18 de novembro
Roberto Bastianetto

Domingo, 19
Sra. Maria Izabel Castro e Silva, esposa de Roberto Elisio
Ex-deputado Edson Soares
Sra. Diva Ladeira
Rogério Columbine

Segunda-feira, 20
Ex-ministro Walfrido dos Mares Guia
Coronel José Eustáquio Natal

Terça-feira, 21
Dra. Simone Delcia
Ex-deputado Tiago Ulisses
Coronel Anibal Fonseca

Quarta-feira, 22
Ex-deputado Emílio Gallo
Tinelão – Rádio Itatiaia
João Vitor Cirilo – Rádio Itatiaia

Quinta-feira, 23
Jacqueline Sejour
Padre Lucas de Paula Almeida
Dr. Paulo Guerra

Sexta-feira, 24
Ex-deputado João Pinto Ribeiro
Relines Bessone
Ex-deputado Adalclever Lopes
José Nogueira Nunes – Fundador do EPA
Coronel Gerken

Sábado, 25
Piti Viganó – Carretão Gaúcho
Marilete Chaves

A todos, os nossos parabéns!