Home > Esporte > Projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem completa 25 anos

Projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem completa 25 anos

Mais de 5 mil crianças já foram beneficiadas com o programa / Foto: Divulgação

Com o propósito de proporcionar o convívio social, a detecção de talentos, a iniciação esportiva e a formação de atletas de base, o Projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem já beneficiou, no total, mais de 5 mil crianças. O programa é oferecido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC).

Criado em 1998, como uma proposta de ginástica artística, os treinos eram realizados debaixo de uma arquibancada, totalmente gratuito e, inicialmente, com 20 alunos. Em 2001, a prefeitura comprou alguns equipamentos e dentre eles um trampolim. A partir desse momento, o projeto migrou para essa categoria, por ser mais atrativo para as crianças.

Com isso, o programa cresceu, aumentando o número de participantes para 80. “Em 2007, foi disputado o primeiro Campeonato Estadual e em 2008, o primeiro Torneio Nacional de Trampolim. No ano seguinte, o Campeonato Brasileiro, em Contagem, com excelentes resultados e a equipe sendo campeã brasileira pré-infantil. E daí para frente só crescemos”, afirma Paulo Martins, coordenador do Projeto de Ginástica de Trampolim Contagem.

Segundo a instituição, o projeto também tem como intuito formar crianças responsáveis, dedicadas, esforçadas, capazes de intervir na própria realidade e utilizar a modalidade de trampolim para o seu próprio desenvolvimento.

Martins relata que, atualmente, o programa conta com quase mil crianças matriculadas. “Os núcleos de treinamento estão no Eldorado; Funcionários; Tropical; Industrial, na Escola Lígia Guimarães; e estamos abrindo um novo no Ressaca. O nosso objetivo não é apenas formar atletas para as competições, mas sim, contar com um projeto social que tem a finalidade de formar um cidadão que pensa no esporte e que pratica atividades físicas”.

O programa esportivo é gratuito, viabilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais. Conta com o apoio da ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames, por meio da norma Estadual, e tem Cristina Trópia como coordenadora- -geral, que está desde o início do projeto.

Como participar?

Conforme Martins, os pais devem entram em contato com o programa via WhatsApp, a inscrição só é feita através do número (31) 3392-4872. “Lá terá todas as informações. Os responsáveis precisarão preencher a ficha de inscrição e entrar para fila de espera, porque não temos vaga no momento. Após o preenchimento, terá que aguardar o nosso contato”.

“O programa aceita meninos e meninas entre 5 e 12 anos, com aulas em todos os turnos. O nosso projeto está localizado na cidade de Contagem, mas aceitamos crianças de toda a Região Metropolitana”, complementa.

Eventos esportivos

A equipe disputou o Campeonato Sul- -Americano na Argentina, realizado no início de setembro deste ano. Foram conquistadas 16 medalhas, sendo nove de ouro, seis de prata e uma de bronze. No mesmo mês, o grupo competiu no Campeonato Estadual, que serviu de preparação para o Brasileiro.

O Campeonato Brasileiro foi finalizado no início de outubro, em Aracaju, Sergipe, e o Ginástica de Trampolim Contagem levou para casa 26 medalhas, sendo 14 de ouro, seis de prata e seis de bronze. O grupo conquistou o Troféu Eficiência da modalidade, que é a soma de todos os resultados obtidos durante todo o ano, e que é oferecido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

O coordenador ressalta que no Pan- -Americano, que será realizado em Santiago, no Chile, em novembro, o Ginástica de Trampolim Contagem não vai disponibilizar ginastas. “Porém, no Campeonato Mundial Infantil e Juvenil, que vai acontecer em Birmimgham, no Reino Unido, no mesmo mês, teremos nove atletas representando o município”, afirma Martins.

Além dessas premiações, em 2013, o Ginástica de Trampolim Contagem conquistou o primeiro Troféu Eficiência da modalidade. O grupo também participou do Campeonato Mundial Age Group com oito atletas, tendo três configurando entre os 20 melhores do mundo.