Home > Destaques > Eduardo Costa está fora da disputa pela sucessão à PBH

Eduardo Costa está fora da disputa pela sucessão à PBH

Cássio Soares tem boa convivência política com o prefeito Fuad Noman / Foto: ALMG

Para atender ao apelo dos seus familiares, o jornalista Eduardo Costa, segundo fontes ligadas a ele próprio, decidiu, em princípio, não aceitar o desafio de ser candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no próximo ano. Essa posição do comunicador, em síntese, desfaz informação veiculada pela imprensa, indicando haver uma pretensão dele participar do pleito, cuja matéria fez referência a possíveis encontros de Eduardo com o conhecido marqueteiro e empresário da publicidade, Cacá Moreno.

O afastamento de Eduardo Costa da peleja deixa o caminho livre para outras incursões, no sentido de haver um balizamento de discursos de quem efetivamente está na linha de frente dessa disputa.

Apoio de Zema

Interlocutores privilegiados dizem que o atual prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), não revela a sua intenção de se candidatar à reeleição. No entanto, o seu nome está em uma espiral crescente, especialmente junto a lideranças municipais, com vistas ao certame político.

Enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do mesmo partido do prefeito, oscila ao fazer declarações sobre a sucessão à PBH, o presidente estadual do PSD, deputado Cássio Soares, em muitas das visitas que realiza ao chefe do Executivo, sempre sai de lá dizendo que Noman é candidato e que no momento oportuno, sua sigla estará unida em torno do projeto com o propósito da continuidade do atual prefeito no posto.

Relativamente aos pré-candidatos mais conservadores, como o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Azevedo, e o deputado estadual Bruno Engler (PL), a luta de ambos é no sentido de buscar um apoio direto do governador Romeu Zema (Novo). Engler usa seu prestígio com a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar fazer esse elo político entre o bolsonarismo e a popularidade do governador.

Por seu turno, Gabriel Azevedo se manteve no topo do noticiário, às vezes polêmicos, tratando assuntos internos de maneira enfática, com o objetivo de conquistar popularidade, embora, mais recentemente, tenha enfrentado percalços, diante de um pedido de cassação de seu mandato. Mesmo assim, tem ligações com membros do governo e, neste sentido, nutre expectativa de ser a escolha para receber apoio formal do Palácio da Liberdade.