Home > Economia > 17% dos varejistas vão contratar temporários para o fim do ano

17% dos varejistas vão contratar temporários para o fim do ano

Foto: Freepik.com

O final do ano é uma época que aquece o comércio varejista, por contar com muitas festas e confraternizações e a melhor data para o setor, o Natal. De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), 17% dos varejistas consultados confirmam que vão contratar pessoal para a temporada de festas de dezembro. O número, apesar de pequeno, representa um aumento de 3,3 pontos percentuais na comparação com o ano passado.

Entre as empresas que contrataram ou irão contratar esse ano, 80,3% o farão para uma função apenas, enquanto 19,7% disponibilizarão vagas para duas ou três funções. Ainda, 61,4% das empresas que contrataram temporários no ano passado, contratarão a mesma quantidade neste ano. Em média, as empresas empregarão dois funcionários temporários.

Segundo avalia a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, esse resultado representa uma perspectiva de contratação 2,3% maior do que o esperado em 2022, com a média de duas admissões de temporários para o período de fim de ano. “Uma surpresa positiva, tendo em vista o baixo índice de desemprego do estado (5,8%), o que aponta para um mercado de trabalho já aquecido. Acrescido a isso, esse resultado reforça a tendência de crescimento nas vendas do comércio no período, o que leva os empresários a buscarem mais profissionais, principalmente aqueles ligados a atendimento e vendas”.

Metade das contratações temporárias será para a função de vendedor. Atendentes deverão responder por 30,30% das contratações e operadores de caixa por 16,67%. Os setores de tecido, vestuário e calçados devem contratar mais, seguidos por supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Os empresários que vão buscar novos colaboradores salientam as principais dificuldades que encontram no mercado. A falta de capacitação, experiência e profissionalismo dos contratados, além da dificuldade para reter os funcionários estão entre as mais citadas, sendo que 20% dos empregadores não veem nenhum problema para contratar. Apesar disso, a intenção de efetivar a contratação temporária é expressiva, com 44,2% dos empresários do comércio das cidades pesquisadas afirmando que a possibilidade é alta ou muito alta. A maioria das empresas que vão efetivar os temporários devem fazer isso no mês de janeiro de 2024.

Ao todo, 80,1% dos empresários não têm intenção de contratar temporários para o fim de ano. Entre os principais motivos apresentados para tal intenção, o que mais se destaca é o movimento insuficiente nas lojas (38,2%), seguido de ter a equipe que já comporta o aumento do fluxo (21,7%) e, ainda, não contratar por tempo determinado (21,4%).

Antônio Lima, dono de um bar em BH, diz que devido ao aumento significativo no movimento durante todo o ano, e ao otimismo para a época de festas, irá fazer contratações. “Pretendo abrir pelo menos três vagas temporárias para garçom. Em alguns finais de semana, a quantidade de clientes dobra e é preciso mais funcionários para dar conta da demanda. Vou investir e me preparar bem para essa época”.

A gerente de uma loja de roupas e artigos de presente, Luana Figueiredo, também revela que o estabelecimento pretende admitir empregados. “Nos anos anteriores que fizemos contratações temporárias, acabamos efetivando pelo menos um funcionário. Essa época é realmente muito aquecida e os empresários precisam se preparar. Além disso, muitas pessoas agarram essa oportunidade para mostrarem um bom trabalho e já começarem o ano seguinte sendo efetivadas”.