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Dia das Crianças traz boas expectativas para o varejo

No dia 12 de outubro teremos a primeira data comemorativa do super trimestre. O Dia das Crianças abre a temporada quente do comércio varejista que traz, na sequência, a Black Friday e o Natal. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizou uma pesquisa com consumidores para verificar como está a expectativa para a data.

Os resultados foram bastante positivos e mostram que 92,5% dos consumidores da capital mineira que têm filhos ou que possuem convívio direto com crianças irão presentear na data. A intenção de compra dos belo-horizontinos está acima da nacional, onde 73% afirmam que vão comprar algum produto para comemorar a data.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é que a data impulsione as vendas e movimente cerca de R$ 19 bilhões em todo o país. Na capital, nós da CDL/BH, estimamos uma injeção de R$ 2,37 bilhões ao longo do mês de outubro.

Cada vez mais conscientes em relação ao controle da saúde financeira, a maioria dos consumidores, mais de 75%, afirmou que irá optar pelo pagamento à vista. Dentre os que irão usar o cartão de crédito, o número médio de parcelas será de quatro.

Nossa previsão é de que a semana que antecede o Dia das Crianças será bastante movimentada no comércio, já que a maior parte dos consumidores (71,9%) pretende comprar os presentes às vésperas da data. Confirmando, mais uma vez, o hábito dos brasileiros em realizar as compras de última hora.

Outras informações interessantes levantadas por nossa pesquisa dizem respeito aos fatores que influenciam a compra, sejam eles negativos ou positivos. Em relação aos pontos que favorecem a finalização da compra foram citados preço, agilidade no atendimento, educação e cortesia dos atendentes, qualidade ou marca do produto e credibilidade da loja.

Em contrapartida, as questões que afetam negativamente são: atendimento ruim, preço alto, lojas cheias, falta de promoções, lojas com produtos empoeirados, site desconhecido e lento, vendedor insistente e produto sem preço.

Essas informações valiosas sobre o comportamento do consumidor vão além do Dia das Crianças e servem como referência para os lojistas em todas as épocas do ano. Estar atento às dores da clientela é fundamental para a fidelização e o impulsionamento das vendas.

Tenho convicção de que esta importante data comemorativa será o início das comemorações de um ano positivo para a geração de empregos, redução da inflação e melhoria do ambiente econômico em nossa capital.