Home > Vigílias > Vigílias – 30 de setembro a 7 de outubro de 2023

Vigílias – 30 de setembro a 7 de outubro de 2023

Kalil sem prestígio?
Até o deputado Aécio Neves (PSDB) está sendo chamado a discutir a sucessão de Belo Horizonte. Enquanto isso, o ex-prefeito da cidade, Alexandre Kalil (PSD), continua disponível para o assunto, mas sem muitos afagos neste sentido. Deve ser por conta da informação que circulou nos bastidores, insinuando a sua pretensão de indicar o ex- -deputado estadual Iran Barbosa, como candidato a vice. Isso deve ter assustado os interessados no tema.

Sucessão em Vespasiano
Como não pode ser reeleita, a prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), ainda não declarou abertamente apoio a qualquer nome para disputar a sua sucessão. Em BH, mais precisamente na sala de imprensa, comentou: “o ex-prefeito Carlos Murta está com dentes afiados para tentar abocanhar essa peleja”. É aguardar para conferir.

Política em Lagoa Santa
Um leitor da coluna ligou para informar que o vice-prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão, será o candidato do grupo que representa a atual administração. “O ex-prefeito e pré-candidato Genesco Aparecido terá um adversário qualificado”, explica.

Eleição em Uberlândia
Ex-petista de carteirinha, o atual deputado federal Weliton Prado (Pros), segundo se comenta na sala de imprensa da Câmara Federal, até toparia voltar ao partido, se fosse para se candidatar à Prefeitura de Uberlândia. Mas, essa informação talvez não agrade os atuais membros da sigla, especialmente os filiados ao PT daquele município.

PP dividido?
Pode até ser que o presidente do Partido Progressistas, o senador Ciro Nogueira, venha fomentar uma divisão da sigla, ficando ele de um lado e o presidente da Câmara, Arthur Lira, de outro. Mas, segundo a imprensa, é mais uma encenação desses dois políticos do centrão.

STF político
“Quem acompanha o noticiário dos últimos dois anos, percebe claramente que o Supremo Tribunal Federal (STF) vem se tornando cada vez mais uma instituição política. Resta saber se isso é bom ou ruim para as instituições brasileiras. Só o futuro trará esta reposta”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Dino, ministro?
Na última semana, o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, foi o mais lembrado para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, no STF. No entanto, até o presidente Lula (PT) bater o martelo, ocorrerá muita pressão de todos os lados. Dino, segundo consta, tem um defensor de peso, o ministro do próprio Tribunal, Gilmar Mendes.

Pressão contra o Planalto
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP) continua com uma mega campanha, inclusive com manifestações públicas, sugerindo ao presidente Lula (PT) a acatar o nome de uma mulher de cor negra para ser ministra do STF.

Recado ao TSE
Nos corredores do Congresso Nacional tem parlamentar comentando que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) referente às eleições, mudando completamente os critérios da disputa e de direito a verbas para turbinar as próximas campanhas, é um recado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se arvora de dono do sistema eleitoral brasileiro.

Poder dos ricos
Ninguém acredita no sucesso da pretensão do governo federal, visando criar impostos para taxar as grandes fortunas brasileiras. Especialistas lembram que vários ex-presidentes já tentaram fazer isso sem sucesso. Agora, com um governo sem base de sustentação robusta, dificilmente teria condições de bancar um projeto desta natureza.

Terras indígenas
Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha tomado a decisão recente sobre a demarcação das terras indígenas no Brasil, o assunto ainda vai pautar muitos e acalorados debates em Brasília. Até porque, a nominada bancada ruralista anda com faca nos dentes para tentar reverter, via projeto de lei, tudo que foi acertado pelo Tribunal.

Calor X Economia
O economista e cientista político Ricardo Sennes, ao participar de um debate na TV Cultura, disse que a onda de calor no Brasil tem um potencial enorme de impactar negativamente na economia. Mas o ilustre professor não deu detalhes de como isso ocorrerá.