Home > Vigílias > Vigílias – 23 a 30 de setembro de 2023

Vigílias – 23 a 30 de setembro de 2023

Encontro de líderes

Tido como uma nova liderança política, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), acompanhado de três deputados, visitou recentemente o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP). Eles trataram de assuntos diversos, mas ficou no ar a seguinte indagação: qual o futuro político de ambos? Odelmo já sinalizou a pretensão de se colocar como uma opção para cargo majoritário, possivelmente disputar o Senado em 2026.

Sucessão em Uberlândia

Na capital do Triângulo Mineiro, comenta-se abertamente a respeito do projeto político do atual vice-prefeito, Paulo Sérgio, como pré-candidato à sucessão municipal.

Política em MOC

Em Montes Claros, o vice-prefeito Guilherme Guimarães já estaria com um projeto pronto para enfrentar a sucessão do atual chefe do Executivo Humberto Souto (Cidadania).

Eleição em Lagoa Santa

Na região metropolitana, a sucessão em Lagoa Santa é o assunto nas rodas de conversa e nos bastidores da Assembleia Legislativa. O nome mais propalado é o do ex-prefeito Genesco Aparecido.

Sucessão em Ipatinga

Na capital do Vale do Aço, a ex-deputada Cecilia Ferramenta estaria esperando uma sinalização de Brasília para tentar enfrentar o atual prefeito Gustavo Nunes (PL).

Conselheiros do TCE

Nos meandros da política mineira, já se propala a respeito de um acordo político, segundo o qual, os deputados Alencar da Silveira (PDT) e Tito Torres (PSDB), seriam os próximos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O assunto não é novo, mas tem sido comentado com muita intensidade neste segundo semestre.

Ministro com prestígio

Em Brasília, a crônica política entende que, no momento, o mineiro com maior força perante o governo federal é o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). A conferir.

Filas do INSS

“Estamos assistindo o aumento das filas de pessoas querendo resolver suas demandas junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O tema é recorrente, mas se agravou nos últimos anos”. Opinião do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Imprensa livre

Prestes a encaminhar o seu pedido de aposentadoria, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, deixa o seu recado. “A imprensa livre é a base da democracia”.

Forças Armadas

Comentários de jornalistas, tendo como base informações de bastidores e dados de recente pesquisa, sinalizam: “As Forças Armadas estão com popularidade pífia junto à opinião pública brasileira”.

Novos ministros

Mesmo com a nomeação de novos ministros do centrão, o governo federal, segundo observadores políticos, continuará tendo dificuldade de aprovar matérias mais polêmicas nos bastidores da Câmara Federal. A conferir.

Reforma tributária

“Por enquanto, o Brasil continua com a maior carga tributária do mundo. Diante desta constatação, é importante a confirmação da reforma do segmento, cuja discussão se encontra no Senado Federal. A partir de sua aprovação, o tema passa a ser minimizado de vez. Enquanto isso, o mundo nos enxerga como um país desorganizado economicamente”. Palavras do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, em sua recente viagem aos Estados Unidos.

Reforma eleitoral

Para a jornalista global Ana Flor, a reforma eleitoral, prestes a ser implementada, tem o objetivo de garantir a supremacia de quem já está no poder, pois o Congresso é formado, em sua maioria, por homens, brancos, e de boas posses financeiras. Mulheres, negros e pobres, representam apenas uma pequena parcela.

Combustível X Inflação

Economistas de plantão consideram uma falta de sorte do governo federal. No momento em que o Banco Central sinaliza a diminuição da taxa de juros, o mercado vira de cabeça para baixo, pois os preços elevados dos combustíveis terminam provocando o descontrole da inflação.

Reforma administrativa

“A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, em discussão no Congresso, não tem a menor chance de ser aprovada, porque ela mais parece uma peça de ficção”. Opinião de Dimas Ramalho, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Redes sociais

Em relação à proliferação de notícias falsas pelas redes sociais, o apresentador Marcelo Tas comenta. “Os governos carecem fazer algo para conter esse descalabro, mas aprovar leis sobre o assunto, com a finalidade de controlar os internautas, é algo muito difícil para não dizer impossível”.

PAC e erros do passado

Quando o governo federal anunciou, recentemente, um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), logo surgiram comentários sobre o assunto. Uma das observações é que o governo carece de implementar as realizações de obras e não permanecer apenas nas promessas.

Complicando os generais?

Semana passada, a jornalista Ana Flor disse: “tenho informações de bastidores apontando que a delação premiada do tenente-coronel, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, irá respingar em nomes influentes das Forças Armadas, especialmente, envolvendo personalidades de alta patente do Exército Brasileiro”.