Home > Cultura e Turismo > Museu Casa Guimarães Rosa realiza a 35ª Semana Rosiana

Museu Casa Guimarães Rosa realiza a 35ª Semana Rosiana

Evento acontece de 9 a 16 de julho / Foto: Ronaldo Alves

O Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, região Central do estado, promove a 35ª Semana Rosiana, entre os dias 9 e 16 de julho. O evento acontece há 35 anos, em data próxima ao aniversário de nascimento do escritor. O tema desta edição é “Paisagens Rosianas” e a organização espera um público superior a 3 mil pessoas.

O evento abrange diferentes atividades artísticas, como narrações de histórias, caminhadas literárias urbana e eco literária, roda de leitura, shows, palestras, mesas redondas, oficinas de arte, apresentações teatrais, lançamento de livros, entrega de medalhas, posse de novos acadêmicos na Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e feira gastronômica. O encerramento desta edição será com a Banda 14 Bis.

A Semana Rosiana foi criada pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa em 1980 e é um evento tradicional no calendário cultural. Tem como principais objetivos a criação de um espaço de discussão e de divulgação da obra de Guimarães Rosa, favorecer o conhecimento da literatura através de diversas linguagens artísticas, promover ações educativas e visibilizar artistas plásticos nas exposições culturais e sócio- -educativas.

Ronaldo Alves, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, diz que o evento tomou grandes proporções ao longo dos anos, atingindo público de vários lugares do país e do exterior. “A Semana Rosiana surge como mais um elo entre a comunidade de Cordisburgo, a obra e a própria história do autor. É possível perceber maior interação das pessoas com o museu, que além de propagar a literatura de Rosa, fortalece a identidade local. O público vê no evento uma oportunidade de crescimento cultural e turístico”.

A Semana Rosiana é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, do Museu Casa Guimarães Rosa, da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e da Prefeitura Municipal de Cordisburgo.

“Paisagens Rosianas”

Tendo como tema “Paisagens Rosianas”, uma das questões que a 35ª Semana Rosiana se propõe a dialogar é: como o escritor, que era um exímio observador e pesquisador, nos apresenta essa paisagem em sua obra e como a vemos atualmente?

Segundo a organização, João Guimarães Rosa sempre teve um olhar especial para as paisagens mineiras, sobretudo para o sertão. Em seus contos, poemas e histórias, faz das “Paisagens Rosianas” um personagem importante na trama. Dessa forma, a 35ª Semana Rosiana convida a todos para contemplar e refletir sobre essa paisagem e todas as suas vertentes. A programação está disponível no Instagram: @museuguimaraesrosa

Museu Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa está localizado na cidade de Cordisburgo, sendo uma instituição dedicada à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional. Os documentos, fotografias e objetos do acervo refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores.

O museu está instalado na casa onde o escritor nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância (1908 – 1917). O edifício é composto pela residência onde a família de Guimarães Rosa habitava e pela venda mantida pelo seu pai. Atualmente, o local exibe a exposição de longa duração “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”, que proporciona uma imersão nesses espaços e na literatura de seu membro mais ilustre.

Alves explica que o museu trabalha o legado do escritor, principalmente através das narrações de histórias realizadas pelo Grupo Miguilim. “Também fazemos um trabalho de Educação Patrimonial, cujo fio condutor é a obra Rosiana. O projeto leva crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento, preservação e valorização de sua herança cultural, promovendo a geração e a produção de novos conhecimentos em torno do patrimônio material e imaterial presentes na obra Rosiana”.