Home > Cidades > PBH oferece programação de férias em ambientes culturais da cidade

PBH oferece programação de férias em ambientes culturais da cidade

Foto: Freepik.com

A programação especial de férias ofertada pela Prefeitura de Belo Horizonte reúne, em julho, uma série de atividades culturais nos ambientes municipais, como oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, contação de histórias e brincadeiras. As atividades acontecem nos diversos equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. A programação conta com inúmeras atividades gratuitas, e no caso dos teatros, também com ingressos a preços variados. Todas as atividades podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta que a programação de férias foi cuidadosamente planejada para respeitar os direitos culturais da população em diferentes territórios de BH. “Com atividades diversificadas e inclusivas, buscamos promover o acesso à cultura de forma igualitária para todos os cidadãos. Valorizando a diversidade cultural e reconhecendo as necessidades de cada região, oferecemos uma experiência enriquecedora para aproveitar as férias escolares”, ressalta.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca a importância da participação de artistas locais em uma programação para toda a comunidade. “Convidamos a população de BH a desfrutar dos eventos especiais de férias, planejados de forma democrática e descentralizada, construindo uma cidade mais inclusiva e culturalmente rica”, celebra.

Atividades

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) oferece programação infantil nas manhãs de sábado, a partir das 10h. As “Manhãs Encantadas” serão um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias, leituras compartilhadas e oficinas literárias. No dia 20 de julho, haverá uma leitura compartilhada do sucesso “As Férias da Bruxa Onilda”, de autoria de Roser Capdevila, seguida de interação com a criançada. Já no dia 27 de julho, as crianças poderão se aventurar na oficina “Meu Pequeno Dicionário”, criando seu próprio exemplar a partir de suas vivências.

O Cine Santa Tereza exibe, até o dia 29 de julho, sessões de filmes com temáticas para toda a família. A mostra “Festival Infantil de Férias” reúne longas-metragens de aventura, animação e fantasia, e conta com os clássicos, como “Monstros S.A.”, “Esqueceram de Mim”, “Procurando Nemo”, “Toy Story”, entre outros. Os filmes são exibidos das quartas-feiras aos sábados, sempre às 16h30.

Em julho, acontece também a tradicional Sessão Azul, sessão adaptada para crianças com o transtorno do espectro autista. O Festival Infantil de Férias e a Sessão Azul tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla, ou na bilheteria do cinema.

A programação infantil também ganha destaque nos teatros públicos municipais com espetáculos voltados para as crianças e suas famílias. Os valores dos ingressos variam de acordo com cada peça teatral e podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria dos teatros, a partir de duas horas de antecedência. Entre as peças em cartaz estão adaptações de livros como “Chapeuzinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”, e filmes como “Frozen” e “Pluft! O Fantasminha”.

Os museus oferecem uma série de atrações gratuitas, como visitações guiadas voltadas ao público infantil e oficinas de carimbaria. Na Pampulha, em parceria com o Instituto Lumiar, o Projeto Museus Pampulha promove atividades nos jardins do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek, que exploram de forma lúdica e divertida os elementos dos jardins dos museus, projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista moderno.

Já o Museu da Imagem e do Som conta com as oficinas de xadrez e fotografia com o telefone celular, e são especialmente planejadas para as crianças. Por último, o Museu da Moda oferta as oficinas gratuitas “Bonecas de Papel à Moda do Alceu Penna” e “Brincando de Estilista”, além do espetáculo de mágica “52 Acasos”.