Home > Cultura e Turismo > Exposição no CCBB expõe obras inéditas de Cândido Portinari

Exposição no CCBB expõe obras inéditas de Cândido Portinari

Mostra fica em cartaz até 7 de agosto / Foto: Projeto Portinari

 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH) recebe a exposição “Portinari Raros”, de Candido Portinari (1903-1962). Ao todo, serão expostas 200 obras do artista, no formato físico ou digital. Algumas dessas obras foram pouco vistas ou nunca foram expostas ao público.

A mostra ocupará o terceiro andar e o pátio do CCBB BH, e será composta por distintos núcleos: “Cidade Imaginária”, “Cores de Portinari”, “Cronologia de Portinari”, “Paisagens”, “Fauna”, “Gráfica”, “A Maria de Portinari”, “Infância”, “Todos por Um”, “Projeto Portinari”, “Desenhos”, “Carajá”, “Balé Iara”, “Fora de Série”, “Flores” e “Portinari Imensos”.

Essa última, oferece ao visitante uma experiência imersiva pelas pinturas de Portinari, acompanhada de trilha sonora original e desenvolvida através de cinco módulos temáticos do universo estético do artista: Brasil de Portinari, Guerra e Paz, Infância e Arte Sacra. A apresentação será realizada em horário noturno, diariamente, nas paredes do pátio do CCBB BH.

O criador e curador da mostra, Marcello Dantas, analisa sobre o processo de montagem da exposição. “Ao se debruçar sobre sua trajetória, descobre-se o domínio de um artista que se desafiou a entender a arquitetura da pintura de forma profunda e eloquente, e que usava o desenho como uma espécie de porto sobre o qual suas cores poderiam pousar. Seu desejo popular, a imersão em seus murais, a música que dialoga com o movimento insinuado em seus quadros já sugeria, desde sempre, uma experiência multidisciplinar”, explica.