Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Dona da rua?
Na entrada do majestoso prédio onde funciona a Rede Minas e a Orquestra Sinfônica, no Barro Preto, uma cena tem chamado atenção. A Rua Tenente Brito Melo se transformou em um ponto de embarque de passageiros da empresa Buser, como se o local fosse uma espécie de mini rodoviária.

Deputado X Governo
Em mais uma luta pela melhoria salarial dos representantes das Forças de Segurança de Minas, o deputado Sargento Rodrigues (PL) está prometendo uma verdadeira batalha contra o governo mineiro, na busca por reposição salarial. Segundo o parlamentar, recentemente, o governador Romeu Zema (Novo) e seus secretários tiveram aumento de mais de 200% em suas folhas de pagamento, enquanto o pessoal da segurança ficou de fora.

Política em Contagem
Semana passada, a imprensa noticiou que o ex-prefeito de Contagem, Alex de Freitas, foi eleito presidente estadual do Partido Avante. A reação de políticos de seu município foi imediata. “Por completa impopularidade há quatro anos, ele não se candidatou à reeleição porque sabe que não teria a mínima chance de vitória”.

Política em Ouro Preto
Na histórica cidade de Ouro Preto, os comentários políticos sinalizam sobre a possibilidade do atual prefeito, Ângelo Oswaldo (MDB), abandonar a vida pública. A conferir.

Greves à vista
Para tentar atormentar a vida das autoridades estaduais, os funcionários públicos mineiros estão elaborando uma pauta de reivindicações, com implementação de greves. A primeira manifestação é na área da saúde, passando pela segurança e depois a educação. Aliás, esses são os três setores mais sensíveis do Poder Mineiro.

Sindicalistas arrojados
A direção do Sindicato dos Funcionários Fiscais, lendário por fazer oposição a todos os governos de Minas Gerais, está de “cara pintada” para guerrear contra o governo mineiro no tangente ao projeto da reforma fiscal, a ser apreciado pela Assembleia.

Salim, ministro?
Mesmo tendo deixado de participar informalmente do governo passado, o empresário mineiro Salim Mattar, seria indicado pelo governador Romeu Zema (Novo) para ministro da Indústria e Comércio, caso Jair Bolsonaro (PL) fosse reeleito. Essa é a mais recente fofoca de Brasília. Mas como tudo deu errado, ficou o dito pelo não dito.

Partido artificial
Sem meias palavras, a jornalista global Ana Flor disse que o partido União Brasil é uma verdadeira colcha de retalhos, reunindo correntes diferentes no mesmo espaço, sem se comunicarem plenamente. Na avaliação dela, a sigla é simplesmente “artificial” e sem consistência.

Selvageria no Mineirão
Especialmente em dias de jogos, tem acontecido uma onda de violência, ainda dentro da Esplanada do Mineirão, com marginais levando celulares, valores e outros pertences dos torcedores.

Nome sem prestígio
A presença do mineiro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Alencar, com linha direta junto ao Palácio do Planalto, isolou ainda mais outro mineiro, ou seja, a liderança do presidente da Federação das Indústrias, sob o comando de Robson Andrade.

Política internacional
Ao comentar a respeito da visita de autoridade Europeia ao Brasil, para retomar a discussão sobre a União da Europa com o Mercosul, o economista Gesner Oliveira atalhou: “os europeus continuarão sendo protecionistas ao extremo por medo de perder espaço, especialmente no mundo do agronegócio, exatamente onde o Brasil é talentoso”, comentou.

Volúpia do centrão
Jornalistas da Crônica política de Brasília sinalizam que os deputados do centrão decidiram, sem rodeios, que desejam o comando do Ministério da Saúde. Sem isso, o Palácio do Planalto irá continuar tendo problemas junto à Câmara Federal na hora das votações de projetos importantes.

CPI da ideologia
Nos corredores do Congresso fala-se abertamente que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para debater a invasão dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, vai servir para incentivar ainda mais as ideologias entre esquerda e direita. Algo nunca visto antes no Brasil, com tendência a aumentar o radicalismo entre as duas vertentes.

Brasil X Japão
No Japão, segundo divulgação recente, os adolescentes não andam tão entusiasmados em praticar sexo. Aqui no Brasil, cerca de 23% dos jovens não têm interesse em status, como comprar carros.

Acidentes de mototáxi
Tem ocorrido uma grande quantidade de acidentes envolvendo mototáxis no Brasil, com enorme lista de vítimas fatais. Aparentemente, o controle das autoridades de trânsito não tem minimizado a situação.

Redução de jornada
Em alguns países mais desenvolvidos já se debate abertamente a respeito da redução de jornada de trabalho para quatro dias por semana. A respeito do assunto, o economista Ricardo Sennes vaticinou que esse assunto, aqui no Brasil, deverá encontrar uma forte resistência, especialmente no setor produtivo.

Amazônia, o dilema
Especialistas em segurança pública rememoram que a cerca de 30 anos, a violência, o tráfico e outras mazelas humanas começaram a ganhar mais força na periferia do Rio de Janeiro. Hoje, praticamente toda a cidade é dominada por foras da lei. Na opinião deles, a Amazônia está indo pelo mesmo caminho, sendo transformada em imensa região destinada à rota de tráfico, garimpo ilegal, invasão de terras, entre outros crimes.

Sobe e desce
Enquanto o setor agropecuário cresceu média de 25% nos últimos anos no Brasil, o parque industrial do país encolheu 9,9% em duas décadas.