Home > Cidades > Iniciativa pretende estimular o turismo no Campo das Vertentes

Iniciativa pretende estimular o turismo no Campo das Vertentes

Objetivo é valorizar e resgatar a gastronomia local / Foto: Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater- -MG), juntamente com as prefeituras dos municípios da região do Campo das Vertentes e o Circuito Trilha dos Inconfidentes, criou o projeto “Resgate de Saberes e Sabores”, com o objetivo de estimular e valorizar a gastronomia, além de resgatar as práticas culinárias do local.

O projeto, que envolve 21 municípios, tem como foco promover o desenvolvimento econômico da região, por meio do turismo e da gastronomia, além de estimular a melhoria da qualidade alimentar e a preservação ambiental. Fazem parte da iniciativa 34 estabelecimentos, variados, tendo a participação de restaurantes com mais de 30 anos de tradição e de comércios com menos de um ano de funcionamento.

Elisabeth Almeida, coordenadora de Bem-estar Social da unidade regional da Emater-MG, em São João del-Rei, explica que a ideia nasceu do trabalho de extensão rural com foco no turismo, onde se percebeu a necessidade de fazer um resgate dos saberes e sabores do Campo das Vertentes.

“O enaltecimento por meio da culinária leva produtos com identificação regional a âmbitos que resgatam a cultura, o pertencimento e a valorização de uma região e de um povo. Destaca a importância dela, como atrativo turístico, e tem como objetivo levantar o potencial gastronômico que reúne produtores da agricultura familiar, restaurantes e comércios da alimentação, e a população em geral, com suas histórias e costumes”.

Segundo Elisabeth, o projeto será trabalhado em três momentos. “No primeiro, será feito o levantamento das potencialidades do local. Após, haverá um workshop, onde serão abordadas melhorias nas receitas, cardápios, precificação, atendimento ao cliente e boas práticas de fabricação. E ainda terá uma consultoria individual nos estabelecimentos”.

O cronograma vai se estender ao longo deste ano, com reuniões, consultorias individualizadas, palestras, workshops e feiras gastronômicas. A proprietária do restaurante Canto do Mato, Ana Paula, conta sobre suas expectativas. “O projeto vai nos ajudar com tudo, tanto com conhecimento prático quanto com o crescimento do nosso restaurante”.

Ainda de acordo com a coordenadora, esse é um projeto piloto. “As inscrições foram realizadas pelos escritórios locais da Emater e os empreendimentos já foram selecionados. Todas as ações serão gratuitas para os participantes e havendo continuidade do programa, serão feitas novas turmas”.

As cidades que participam do projeto são: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, São João del-Rei, São Tiago e Tiradentes.

Campo das Vertentes

A região do Campo das Vertentes é formada por 36 municípios, onde vivem cerca de 600 mil habitantes, divididos em três microrregiões: Lavras, Barbacena e São João del-Rei. O local é montanhoso e faz parte da Serra da Mantiqueira. Seus campos nativos são conhecidos por terem como características vegetações rasteiras, formada nos declives vertentes das serras. Por isso, o nome Campo das Vertentes.

O Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes é formado por 26 municípios e todos eles fazem parte do Campo das Vertentes. O Circuito foi fundado em 28 de agosto de 2000 e teve o seu nome escolhido em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. Além disso, as cidades que abrangem a associação fazem parte do processo de independência do país.

Elisabeth destaca que a região possui fortes atrativos turísticos e gastronômicos. “Como o umbigo de bananeira, carne de lata, dentre outras. O projeto entende que a aparência e modo de fazer estão muito gourmetizadas, sendo importante o programa nesse sentido, já que pretende trazer de volta à prática culinária tradicional desses alimentos. Além disso, o local possui diversos festivais, feiras e festas religiosas”.