Home > Cultura e Turismo > Mais de 20 mil pessoas são esperadas na 18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Mais de 20 mil pessoas são esperadas na 18ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Evento terá diversas atividades culturais gratuitas de 21 a 26 de junho / Foto: Léo Lara/ CineOP

A 18ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) será realizada de 21 a 26 de junho. A programação terá três frentes temáticas: preservação, história e educação. Para 2023, foi definida a proposta “Imagens da MPB (Música Preta no Brasil)”, enfatizando a presença da criação musical de artistas pretas e pretos nas trilhas sonoras e nos elencos, como personagens em ficção, documentários, videoclipes e performatividades variadas. A organização estima um público de mais de 20 mil pessoas no evento.

O curador da Mostra, Cléber Eduardo, diz que não é novidade a música preta estar presente no ambiente cultural brasileiro. “Historicamente, a relação da música preta em ficções e documentários teve uma presença tímida no cinema brasileiro e só se ampliou de modo considerável nos últimos 25 anos, com a profusão de filmes e séries sobre diversos artistas, brancos e pretos, na grande maioria dirigidos por pessoas brancas e com o tom de biografia legitimadora como norte”.

Durante seis dias de programação intensa e gratuita será apresentada mais de 30 sessões de cinema, com exibição de filmes para todas as idades, em duas instalações para atender o público, o Cine-Praça, cinema ao ar livre, a ser instalado na Praça Tiradentes (500 lugares) e o Cine- -Teatro, no Centro de Convenções (510 lugares). E ainda, terá debates, masterclasses, rodas de conversas, oficinas, Mostrinha, atrações musicais e várias outras atividades que também vão acontecer nesses locais.

Serão exibidos 125 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (30 longas, 9 médias e 86 curtas-metragens), de cinco países diferentes e de 14 estados brasileiros, distribuídos em nove mostras: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Valores, Mostrinha e Cine-Escola. A CineOP também vai promover o 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: XV Fórum da Rede Kino. Ao todo, serão 31 debates e rodas de conversa, com a participação de 83 profissionais nacionais e internacionais.

Homenagem

O homenageado da 18ª CineOP é o ator e cantor Tony Tornado. Segundo a organização, Tornado é o mais longevo profissional das duas artes em atividade no país. Ele estará presente no evento para receber um tributo por sua notável trajetória. Nascido em Presidente Prudente (SP), em 1930, estabeleceu-se a partir dos anos 1960 como um dos precursores do movimento da “black music” brasileira, inspirado na luta pelos direitos civis. Logo se tornou também um dos rostos negros mais conhecidos da TV e do cinema.

Para Tatiana Carvalho, uma das curadoras da Mostra, a imagem de Tony Tornado “nas dezenas de trabalhos nos quais atuou, entrecruza as memórias de um povo e sugere muito mais do que deveriam dizer a maioria dos papéis coadjuvantes que fez com tanta dignidade, um fenômeno de resiliência e reconfiguração, a exibir a força dos personagens”.

Agenda

A abertura oficial da Mostra acontece na noite de 22 de junho, às 19h30, na Praça Tiradentes. Para inaugurar as exibições deste ano, será apresentada a versão restaurada de “Rainha Diaba” (1974), clássico de Antônio Carlos da Fontoura que tem o ator Milton Gonçalves interpretando a mítica Madame Satã.

O evento vai promover o tradicional Cortejo da Arte, que percorre as ruas de Ouro Preto, no dia 24 de junho, às 11h30, com saída da Praça Tiradentes, o público vai poder curtir várias atrações que prometem agitar as noites ouropretanas e valorizar grupos locais.

Para as crianças, a CineOP realiza a Mostrinha de Cinema que terá uma sessão especial inclusiva ,que oferece as três medidas de acessibilidade (legendagem descritiva, libras e audiodescrição), agendada para o dia 25 de junho, às 15h30, com a exibição da animação a “Ilha dos Ilús”, produção de Goiás, dirigida por Paulo GC Miranda.

E, pelo segundo ano consecutivo, vai ter a “Festa Junina da CineOP”, que será promovida também no dia 25 de junho, a partir das 18h, no Centro de Convenções, como parte da programação da Mostra Valores e vai reunir três quadrilhas da cidade. Haverá barraquinhas de comes e bebes, brincadeiras e muita música. Mais detalhes da programação no site www.cineop.com.br.