Home > Destaques > Conheça os sintomas e como prevenir as crises de asma

Conheça os sintomas e como prevenir as crises de asma

Doença é uma inflamação crônica que afeta as vias aéreas e os brônquios – Foto: Pexels

A asma é uma doença respiratória que acomete os pulmões, deixando as vias aéreas inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração. Os principais sintomas são falta de ar, tosse, chiado e desconforto ao respirar. No Brasil, 23,2% da população são asmáticas, segundo estimativa do Ministério da Saúde. O outono e inverno são as piores épocas do ano para quem possui a doença.

De acordo com o otorrinolaringologista Victor Gebrim, por conta das temperaturas baixas e o clima seco, os indivíduos estão mais suscetíveis a terem crises de asma. “As pessoas costumam procurar ambientes fechados durante o frio e acabam se aglomerando onde não há circulação de ar, o que favorece a transmissão de doenças. Já no clima seco, além do aumento de partículas alérgicas transportadas pelo ar, as vias aéreas ficam ressecadas e facilmente inflamadas”, explica.

O diagnóstico da doença é feito por meio de avaliação médica e exames complementares para confirmar o diagnóstico. Gebrim lembra que a asma não tem cura. “O tratamento é baseado em dois tipos de medicação. A controladora serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma. Já a de alívio atua para amenizar os sinais quando houver piora da asma. É importante lembrar que o paciente não deve se automedicar”.

Segundo o otorrinolaringologista, a asma pode ser diagnosticada em três variáveis e cada uma delas tem uma especificidade. “A intermitente não precisa de tratamento preventivo, pois as crises são ocasionais e leves. A persistente leve necessita de pouca medicação para controle. Já a persistente moderada requer maior quantidade de remédio para controle”.

Ele reforça os sinais de alerta para os casos graves da doença. “Lábios e rosto de cor azulada, sonolência grave ou confusão durante um ataque de asma, extrema dificuldade de respirar, pulsação rápida, ansiedade grave, devido à deficiência respiratória, e suor”.

O especialista dá algumas dicas sobre como prevenir as crises de asma. “Mantenha o ambiente limpo, evite acúmulo de sujeira ou poeira, se exponha ao sol, tome a vacina da gripe, não fume, se agasalhe e pratique atividades físicas regularmente”, finaliza.