Home > Esporte > “Atleta por propósito”: atividade física na prevenção ao suicídio

“Atleta por propósito”: atividade física na prevenção ao suicídio

Foto: Dennis Lima

 

A ação “Atleta por propósito” é uma iniciativa do influenciador digital e triatleta Vini Murta (foto). “Ela surgiu em 2017 por consequência do projeto de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Quando vi uma palestra sobre o assunto, fiquei totalmente emocionado e queria participar de algo relacionado a isso. Perguntei à psicóloga se existia algum projeto e ela disse que ainda não”, conta.

Murta tentou ajuda para iniciar o projeto de valorização da vida, mas não conseguiu o apoio necessário. “Em 2019, comecei do zero, em uma atividade em que eu nunca tinha feito que é o triatlo. Sem saber nadar, técnicas de ciclismo e de corrida. O desafio era começar a praticar o triatlo e fazer a modalidade mais difícil que é o Ironman. Ultrapassando os meus limites para estimular as pessoas a não desistirem da vida”.

A pandemia atrapalhou os treinos do atleta. “Fiquei um ano parado e quando voltei, tive como objetivo realizar o Ironman 70.3 que é metade da prova completa, sem intermediárias. Só que antes, fizemos a meia-maratona do Rio de Janeiro de 2021. Mesmo diante de todas as dificuldades terminei a prova entre os 100 primeiros”.

Depois de realizar a prova no Rio de Janeiro, surgiu uma nova meta: fazer os 42 km de uma maratona. “Eu provoquei o Rodrigo Lacerda, o meu técnico, a fazer uma maratona completa. Fomos para Porto Alegre ano passado com uma meta ousada. Além de completar pela primeira vez uma maratona, qualificar para a maratona de Boston. Todas as pessoas me disseram que era algo impossível”.

Com o tempo de três horas e trinta e cinco segundos, Murta foi qualificado para a Maratona de Boston, realizada em abril deste ano. A próxima meta do “Atleta por propósito” é fazer o Ironman que será realizado em dezembro, na cidade de Mar del Plata, Argentina. Para isso, Vini terá novamente que superar barreiras. “Só a inscrição custa US$ 5 mil. Além disso, estou sem bicicleta porque eu tive que vender para ir a Boston”.

Outras metas estabelecidas pelo atleta são fazer as seis principais maratonas do mundo (Boston, Berlim, Chicago, Londres, Nova York e Tóquio) em três anos e realizar o Ironman completo por ano. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelos seguintes caminhos.