Home > Geral > Apenas 37% dos usuários de internet pelo celular checam as informações

Apenas 37% dos usuários de internet pelo celular checam as informações

Foto: Pexels.com

 

Uma pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros, TIC Domicílios 2022, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que 62% dos usuários da internet no Brasil só acessam a rede pelo aparelho celular. Em números absolutos, são 92 milhões de pessoas que utilizam um tipo de acesso considerado bastante limitado.

Ao todo, o país atingiu a marca de 149 milhões de usuários de internet, dos quais 142 milhões acessam a rede todos os dias ou quase todos os dias. Outros 7 milhões têm frequências menores de uso e há uma estimativa de 36 milhões de pessoas que não têm acesso à internet. A nova edição da pesquisa revela que o uso da internet apenas pelo telefone celular predomina entre as mulheres (64%), entre pretos (63%) e pardos (67%), e entre aqueles pertencentes às classes D e E (84%).

Um dos dados mais reveladores do levantamento é que apenas 37% das pessoas que acessam a rede apenas pelo celular checam as informações recebidas. Esse número sobe para 51% na média geral e para 74% entre os usuários que se conectam por mais de um dispositivo, como celular e computador.

A psicóloga Laura Soares diz que esse cenário é preocupante e traz implicações importantes para o desenvolvimento do país em aspectos de aprofundamento da desinformação. “As pessoas continuam confiando fielmente no que circula na web, algo que pode causar graves consequências não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. No caso de fake news, além de prejudicarem uma pessoa ou instituição, podem também destruir reputações e gerar caos. Elas também são usadas pelos cibercriminosos para atrair usuários desatentos para links maliciosos e, assim, roubar dados pessoais e dinheiro”.

 

Habilidades

A pesquisa detectou pela primeira vez as habilidades digitais por tipo de aparelho de acesso. E constatou que há uma discrepância entre os usuários que usam apenas o celular para acessar a internet e aqueles que recorrem também ao computador para navegar: Usaram ferramenta de copiar e colar para duplicar ou mover conteúdo: 29% dos “internautas de celular”, frente a 71% dos internautas que utilizaram vários aparelhos.

Instalaram programas de computador ou aplicativos de celular: 22% dos “internautas de celular”, contra 61% dos internautas que usam vários aparelhos. Conectou ou instalou novos equipamentos com ou sem fio, como modem, impressora, câmera ou microfone: 8% dos “internautas de celular”, frente a 40% dos internautas que usam vários aparelhos. Criou programa de computador ou aplicativo de celular usando linguagem de programação é baixa nos dois grupos: 3% dos “internautas de celular”, contra 7% dos internautas que usam vários aparelhos.

Situação similar foi observada quando os entrevistados foram indagados se adotaram medidas de segurança, como senhas fortes ou verificação em duas etapas, para proteger dispositivos e contas. Neste caso, apenas 33% dos que acessam a rede exclusivamente pelo celular têm esse comportamento, enquanto entre os usuários que acessam por múltiplos dispositivos a proporção subiu para 69%.

Para o especialista em tecnologia, Pedro Lima, apenas o celular é uma limitação para o uso adequado de todas as ferramentas da internet. “O estudo mostrou que aqueles que acessam a rede por vários dispositivos apresentam melhores habilidades digitais do que aqueles que acessam exclusivamente pelo telefone celular. O aparelho móvel não apresenta o mesmo leque de funções que um computador oferece”.