Home > Esporte > Tênis estimula a saúde mental e a socialização

Tênis estimula a saúde mental e a socialização

Tênis estimula a saúde mental e a socialização / Foto: Pixabay

O tênis é um dos esportes mais praticados no mundo, exige técnica, estratégia, concentração, agilidade e raciocínio rápido. Além disso, traz diversos benefícios para o corpo e a mente. A modalidade soma mais de dois milhões de jogadores, segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

O personal trainer Caio Martins explica os principais benefícios para o corpo da atividade. “Desenvolvimento muscular de membros superiores e inferiores, ampliação da capacidade cardiovascular e melhora da coordenação motora. Além do gasto de até 650 calorias em apenas uma hora, o tênis promove a redução dos níveis de cortisol e, como consequência, diminui o estresse. Também é uma excelente maneira de estimular a socialização e pode ser praticado por crianças, adultos e idosos”.

Martins afirma que a modalidade trabalha os músculos de todo o corpo. “Coxas, panturrilhas, abdômen, costas, braços e ombros são exigidos constantemente. Há ainda o aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhora do reflexo, senso de direção, equilíbrio e composição corporal”.

Como todo esporte, o tênis também pede alguns cuidados. A orientação do personal é exercitar em local apropriado, com piso nivelado e regular, bem como usar bons equipamentos. “Precisa respeitar o seu limite e nível de condicionamento físico por se tratar de uma prática que exige muito esforço. Aliar a modalidade a treinos complementares de força e capacidade aeróbica evita lesões e gera um melhor equilíbrio físico”.

Ele aconselha a nunca deixar de fazer o aquecimento antes. “Ele te ajudará a jogar melhor e prevenir contusões. Mantenha os alongamentos estáticos para sua recuperação pós-jogo, priorize a técnica pois ela reduz o risco de lesões e melhora o seu desempenho. Experimente diferentes superfícies se você tiver problemas nas articulações. Os três tipos principais são grama, saibro e quadra dura, como concreto”.

O advogado Cristiano Ribeiro conta que sempre achou o esporte interessante. “Quando criança, achei que nunca jogaria um dia, porque a modalidade tem fama de ser elitista. Depois de adulto, faço aulas duas vezes na semana e é um dos meus hobbies favoritos, jogo com meus filhos sempre que posso nos finais de semana. Melhorei muito meu condicionamento, emagreci 8 kg, tenho mais disposição e fôlego para outras atividades do dia a dia, além de ter feito grandes amigos nesses anos que venho praticando”, conclui.