Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Zema sem comunicação

Semana passada, a imprensa noticiou que o governo mineiro está articulando para que seja criada a Secretaria de Comunicação Social do Estado. Resta saber se o próprio governador Romeu Zema (Novo) vai abrir espaço para essa futura pasta. Nos quatro primeiros anos de sua administração, ele não deu a menor importância para o segmento, enfatizando prioridade para suas redes sociais.

Cena única. O chefe do Executivo só sentiu necessidade de dialogar com a imprensa quando foi candidato à reeleição e era entrevistado pelos veículos de comunicação das maiores cidades de Minas.

Governo sem projetos

Deputados de oposição ao governo do Estado, no âmbito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), estão realizando um levantamento para saber quais foram os grandes projetos da administração mineira em quatro anos de mandato. O bicho vai pegar, ora se vai.

Azevedo x Fuad

Em mais uma oportunidade, desta vez, por ocasião da solenidade de eleição do novo presidente do PSB mineiro, o titular da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, usou de ironia contra o prefeito de BH, Fuad Noman (PSD). Quando o novo presidente da sigla, Mário Assad agradeceu a ligação do chefe do Executivo, Azevedo disse: “Ele deve estar no exterior”. De pronto, Assad atalhou: “O senhor bem sabe que isso não é possível, pois a Câmara não o autorizou a se ausentar do país”.

Comentário final. Essa espécie de picuinha contra o prefeito da capital deve ser uma estratégia do presidente da Câmara para demarcar terreno. Ou seja, a sucessão da Prefeitura de Belo Horizonte já está nas ruas, ora veja.

Grupo do Aécio

Em Brasília, jornalistas têm ouvido o seguinte comentário a respeito da política mineira: “O deputado e ex-governador tucano Aécio Neves, efetivamente tem a pretensão de participar do pleito ao governo do Estado. Ele estaria se organizando para alçar voos nesta direção. E, neste percurso, teria de se envolver, mesmo que indiretamente, na sucessão da capital mineira”. Como? Por enquanto, ainda é uma incógnita.

Saúde em frangalhos

Em Minas, são rotineiras as reclamações contra o governo mineiro por conta das obras paralisadas de vários hospitais regionais. Mas, isso não ocorre apenas nas cidades polos, a situação de algumas unidades sob a responsabilidade do poder público estadual, em Belo Horizonte, requer cuidados, como a Maternidade Odete Valadares, que agoniza há anos. E agora, há denúncias da falta de estrutura também no Hospital Júlia Kubistchek de Oliveira, na região do Barreiro.

Delação premiada?

Se o assunto relacionado à retenção do colar de diamantes pela Receita Federal não for esclarecido e não encontrar um culpado, o problema ficará apenas nas mãos do ex-ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque. E qual é o temor dos bolsonaristas? Se o ex-ministro ficar acuado, pode partir para uma delação premiada. Santos Deus, gente!

Desastre climático em SP

Sempre que surge uma oportunidade, os políticos aparecem na linha de frente, concedem entrevistas e falam o que o povo quer ouvir, para manter a popularidade. Neste sentido, a imprensa nacional concedeu um enorme espaço ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por causa do recente desastre climático, com soterramentos e mortes na região praiana do estado. Ou seja, ele não é diferente dos demais colegas de profissão, ora veja!

Conflitos na Petrobras

Quando questionado sobre os conflitos políticos, a partir de uma lista indicada para conselheiros da Petrobras, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), atalhou: “A empresa sempre se viu envolvida em noticiário controverso. Basta lembrar que por lá passaram quatro presidentes na administração passada”.

Real digital

Para especialistas, uma das possíveis vantagens quanto à implementação do Real digital, pelo Banco Central, seria o fato de poder baratear os empréstimos dos empresários e de pessoas físicas.

Taxa de juros

Tido como um dos jornalistas mais bem informados de Brasília, o comentarista da Globo News, Valdo Cruz, vaticinou: “Dificilmente, o Banco Central tomará a decisão de diminuir as taxas de juros neste semestre, apesar da pressão do Ministério da Fazenda”.

Sonegação milionária

Segundo o ex-deputado e empresário paulistano, Emerson Kapaz, chega a R$ 14 bilhões o montante sonegado em impostos pelo segmento de combustível do país. Para ele, o governo federal tem de atenuar essa sangria.

Reforma tributária

Recentemente, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) disse: “O envolvimento dos secretários de Estado, nos debates relacionados ao projeto de reforma tributária, se torna mais importante neste momento do que o engajamento dos próprios governadores”.

Alckmin na briga

Em Brasília, a base aliada do governo federal no Congresso comemora a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), nos bastidores das Casas Legislativas, buscando apoio dos parlamentares para a votação da reforma tributária.

Recuperação fiscal

Ao analisar informações de bastidores, a jornalista global Bianca Lima, afirmou: “O Palácio do Planalto deu início à corrida, visando criar mecanismos para garantir a tão propalada Responsabilidade Fiscal, que pressiona o governo a gastar menos do que arrecada”.

Sucessão em BH

Com sua filiação ao PSB, o ex-vice-governador Paulo Brant, na avaliação dos políticos experientes, está se posicionando como um pré-candidato à prefeitura. Amigos dizem que ele tem um discurso desenvolvimentista bem arrojado. É aguardar para conferir.

Senadores preguiçosos

Sem mais nem menos, o Senado Federal aprovou resolução interna autorizando que os seus pares tenham a obrigação de comparecer a reuniões presenciais apenas nove dias por mês. Imagina qual vai ser o resultado prático dessa mordomia?

Sucessão em MOC

Por enquanto, o assunto relacionado à sucessão em Montes Claros, região Norte de Minas, ainda não é tão discutido em praças públicas da cidade. Mesmo assim, há quem acredite na possibilidade do deputado federal, o delegado da Polícia Federal, Marcelo de Freitas (União Brasil), topar o desafio.

Batendo no ex-ministro

Em entrevista na Globo News, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), fez críticas à administração passada, com foco no ex-ministro da Fazenda, a quem chamou de trapalhão. Cruz credo, pessoal.