Home > Esporte > Handebol: esporte trabalha corpo e mente

Handebol: esporte trabalha corpo e mente

Modalidade ajuda a melhorar o desempenho cardiorrespiratório e a circulação sanguínea / Foto: Pexels.com

O handebol é uma modalidade esportiva, jogada entre duas equipes adversárias, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos até o gol. Seu nome é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”. O professor de educação física e instrutor de handebol, Roberto Santos, conta que a prática se popularizou por ser bem parecida com o futebol. “Ambos podem ser jogados em qualquer lugar, precisando apenas de uma bola e dois gols, o que difere é apenas o membro usado para marcar os pontos”.

Ele explica que o esporte melhora o desempenho cardiorrespiratório e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura e aprimora a coordenação motora. “O handebol melhora o condicionamento físico por ser uma atividade que envolve muita agilidade, fortalecendo os músculos do corpo inteiro. Também ajuda a emagrecer, já que queima até 750 calorias por partida”.

Há também o benefício psicossocial, sendo o handebol um esporte coletivo. “A modalidade auxilia ainda no trabalho em grupo e favorece a socialização. Outro benefício é a melhora do reflexo e da coordenação motora já em poucos treinos, além do estímulo à disciplina”, explica Santos.

Para começar a jogar, o instrutor diz que não é preciso se prender às normas profissionais. Basta juntar uma turma, usar as regras básicas e se divertir. “É uma modalidade bem simples, porém, quem tem lesões nos joelhos, ombros ou coluna precisa consultar um ortopedista e/ou fisioterapeuta antes da prática para receber as devidas recomendações, já que os impactos e movimentos bruscos podem piorar condições pré-existentes”.

Para a estudante, Maria Andrade, o esporte foi uma forma de melhorar sua qualidade de vida. “Comecei jogando nas aulas de educação física da escola e fui gostando cada vez mais, e desde então, pratico o handebol em aulas e por diversão também com amigas e primos, quando tenho a oportunidade. Me ajudou muito emocionalmente, porque passei a me sentir mais ativa, mais bem disposta, além dos resultados físicos no decorrer dos anos, que me deixam muito satisfeita comigo mesma”.

Ela cita melhoras no humor, na tomada de decisões rápidas, reflexos, coordenação motora e resistência. “Como esporte coletivo de contato, o handebol exige das pernas, do tronco e dos braços. Acho uma modalidade bem completa que faz muito bem para o corpo como um todo”.

VOCÊ SABIA?

O esporte foi criado em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz, na esteira da Primeira Guerra Mundial, a modalidade foi trazida ao Brasil por imigrantes germânicos na década de 1930. Em 1945 foi fundada em São Paulo a Federação Paulista de Handebol (FPHand). Já em 1971, a modalidade se tornou popular nas quadras escolares e o Ministério da Educação (MEC) incluiu o handebol nas duas maiores vitrines esportivas estudantis: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs). Em 1979 foi inaugurada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju. Esse órgão é responsável pelos eventos de handebol que ocorrem no país.