Home > Destaques > Altas temperaturas exigem cuidados com a hidratação

Altas temperaturas exigem cuidados com a hidratação

Consumo de líquidos é importante para garantir o bom funcionamento do organismo

É recomendável tomar 2 litros de água por dia – Foto: Pixabay

Exposição por longos períodos ao sol, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e até mesmo o uso de roupas escuras, junto com as altas temperaturas do verão, podem superaquecer nosso corpo e causar uma desidratação.

Mais de 70% do organismo é composto de água. A falta dela acarreta uma série de sintomas, como explica a nutricionista Ludmila Reis. “Além da boca, a pele também fica seca, a cor da urina mais escura, os olhos apresentam aspecto fundo e há diminuição de suor e lágrimas. Também pode ocorrer dor de cabeça, tontura e fraqueza”.

Além do líquido, outras bebidas como água de coco, saborizada com rodelas de limão, chás e sorvetes, Ludmila sugere alimentos que possam ajudar na hidratação. “É sempre bom nessa época do ano apostar na ingestão de iguarias, como melancia, morango, pêra, abacaxi, abobrinha, pepino, beterraba, gengibre, tomate, acelga e alface. Eles possuem até 90% de água na sua composição e ajudam bastante na hidratação”.

No verão, a nutricionista aconselha diminuir o consumo de alimentos com sal em excesso, sucos industrializados, refrigerantes e também bebidas alcoólicas. “Esta última não é recomendada porque apesar de dar a sensação de refrescância, o álcool estimula a micção e, por consequência, acaba te desidratando”.

“Uma dica que o corpo mostra quando está bem hidratado é a coloração da urina. O ideal é estar transparente. Caso esteja escura, é bom beber mais água”, reforça Ludmila.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que os adultos devem beber, pelo menos, 2 litros de água ao longo do dia. Em algumas situações, como a prática de atividades físicas, é sempre bom tomar além do recomendado. Para um adulto, a quantidade ideal é ingerir 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa que tem 60 kg deveria beber 2,1 litros.

E quem não abre mão de tomar bastante líquido é a auxiliar administrativa Thaís Fernandes. “Busco beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Agora no verão, reforço a hidratação e, sempre que posso, compro abobrinha, abacaxi e melancia para fazer suco para mim e a todos da minha família. Os meus filhos adoram”.

Hidratação em crianças e idosos

Uma criança bem hidratada corre menos risco de ter uma desidratação. Há alguns fatores que podem indicar que ela precisa de mais água, um deles é a aparência da boca, que, se estiver seca, indica falta de hidratação. De acordo com o pediatra Edson Fayad, aumentar a quantidade de água a ser dada à criança vai variar de acordo com a cor da sua urina. “Se estiver mais escura, deve-se oferecer água mais vezes ao dia. Caso esteja mais clara, não há necessidade do aumento”.

Outro público que devemos estar atentos para uma hidratação adequada são os idosos, já que devido à idade avançada, a absorção de água não é mais eficaz como antes e também, alguns idosos usam medicamentos diuréticos, o que estimula o idoso a urinar com mais frequência.

Dicas para se manter hidratado

  • Beba bastante líquido, mesmo sem sentir sede;
  • Consuma alimentos ricos em água;
  • Use roupas leves e claras;
  • Diminua a quantidade de sal nos alimentos;
  • Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Não fique muito tempo exposto ao sol.