Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Ponto de Encontro

Geraldo Magela Barbosa, Rodrigo Ferreira Pires Barbosa com esse colunista, no Restaurante Boca de Pito, na Savassi / Foto: Arquivo pessoal

Evento em São Luís -MA

Léa Zacheu, Valdez Maranhão, Madalena Nobre, Armando Ferreira e Julio César, na abertura do 5° Salão de Turismo Rota das Emoções, em São Luís – MA / Foto: Divulgação

Réveillon do Maranhão Intercity

Moises Correia, Mauro, Valdez Maranhão, Edvard Pancracio, Fernanda Leal e Vagner Amorim em reunião para definir a festa de Réveillon / Foto: Divulgação

JOGOS DE AZAR – O governo do presidente eleito Lula (PT) já está articulando com o Congresso a volta do jogo como forma de arrecadar mais impostos, sem que haja simplesmente um aumento do mesmo, como parte da sua equipe de transição defende, para fazer face às despesas com o Bolsa Família, de R$ 600, e o complemento de R$ 150 por filho até 6 anos. Também a falta de recursos para a Farmácia Popular preocupa e, por isso, aprovar o projeto da volta dos jogos de azar, que já foi acatado pela Câmara e está pronto para ser votado no Senado, é uma necessidade urgente. A equipe de transição já percebeu também que o governo está perdendo dinheiro com as loterias por aplicativo, já que não existe nenhuma legislação que obrigue essas empresas, que são internacionais, a pagar impostos aqui. Lula já mandou fazer estudos, criando mais uma taxa para ser colocada nos maços de cigarro, com a arrecadação sendo destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS), na certeza de melhorar a tabela que a Previdência paga aos hospitais e que enfrentam uma extensa fila de cirurgias em todo o Brasil.

ERROS DO PASSADO – Já alertaram Lula (PT) que essa taxa nos maços de cigarro não pode repetir o mesmo erro do imposto do cheque, criado pelo então ministro Adib Jatene, na administração Fernando Henrique (PSDB). À época, a quantia arrecadada se perdeu no Caixa Único do governo, não sendo usada como recursos para saúde pública, o que motivou a sua saída da pasta.

LÍTIO – O lítio é um mineral usado na fabricação de baterias de automóveis e Minas Gerais, mais especificamente o Vale do Jequitinhonha, é rico em jazidas desse mineral e várias empresas estão interessadas em montar minerações naquela região. O Vale, que é conhecido como o Vale da Pobreza, com o lítio, pode se transformar no Vale da Riqueza. O governo de Minas tem que iniciar uma coordenação neste setor, porque também vai depender dele a construção de estradas e toda infraestrutura para receber as novas empresas. O importante é levar para o Vale as fábricas e que não fique por lá apenas os buracos, como acontece com o minério.

DA COCHEIRA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) e a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) estão esperando o convite do prefeito Fuad Noman (PSD) para discutir o projeto de reforma da Avenida Afonso Pena. Até agora, ninguém foi ouvido.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que apoia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição do presidente eleito Lula (PT), diz ser impossível retirar as despesas do teto de gastos, que se tornou um ganho espetacular daqueles que defendem a responsabilidade fiscal.

O aluguel já subiu, mesmo com a maioria das lojas fechadas. Os proprietários e imobiliárias preferem o imóvel vazio. Agora, vai ser a vez das escolas aumentarem a mensalidade acima da inflação.

Outro dia, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil (ADCE) esteve reunida na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para ouvir o governador Romeu Zema (Novo) que, pelo visto, não professa nenhuma religião, pois não se referiu ao ambiente de empresários cristãos.

ANIVERSARIANTES

Domingo, dia 27 de novembro
Prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso
Fernando Bracarense
Luiz Gonzaga Xavier

Segunda-feira, 28
Júlia Lucas Diniz Ferreira
Julio Magnata
José Fabio de Lima

Terça-feira, 29
Delegado Eduardo Alberto Pinto
Dra. Ariadna Tenório Franco – Ouro Preto
Jornalista Jardel Gama

Quarta-feira, 30
Sra. Francilene França Silveira – esposa Alencar da Silveira
Manoel Romano Gomes
Bernardo Monteiro

Quinta-feira, 1º de dezembro
Patrícia Lopes Aleixo
Renato Martins da Silva
Expedito Augusto Diniz – Contagem

Sexta-feira, 2
Dia Nacional do Samba
Cavaquinista Ausier Vinicius
Antônio Sérgio – Império dos Cocos – Mercado Central
Alexandre Nascimento – Rádio Itatiaia

Sábado, 3
Rozendo Magela Reis
Nayara Farnez

A todos, os nossos parabéns!