Home > Geral > Festival de Jabuticaba de Sabará espera atrair mais de 140 mil pessoas

Festival de Jabuticaba de Sabará espera atrair mais de 140 mil pessoas

Foto: Prefeitura Municipal de Sabará

 

A festa mais tradicional da cidade de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia, que está na 36ª edição, será realizada de 24 a 27 de novembro. Os organizadores esperam atrair mais de 140 mil pessoas. O evento é gratuito e vai acontecer no centro histórico da cidade, próximo às praças Melo Viana, Santa Rita e Antônio Albuquerque.

Mais de 40 produtos derivados da fruta, como geleias, pães, tortas, balas, temperos, licores, doces e etc., estarão expostos em 26 estandes para comercialização. São receitas produzidas, artesanalmente, por 26 mulheres que fazem parte da Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas).

O festival contará com concursos de melhor geleia, licor e produto inovação. Haverá ainda aulas com chefs renomados, que vão fazer diferentes receitas utilizando a fruta. Durante a festa terá shows musicais, artes cênicas, apresentações de grupos de congado e da banda de música Santa Cecília. “É uma grande celebração da colheita da jabuticaba, que está extremamente ligada à identidade do povo da cidade”, diz Elizabeth Torres, organizadora do evento e presidente da Asprodejas.

De acordo com o prefeito, Wander Borges (PSB), os moradores esperam o ano todo para a chegada do evento, pois ele movimenta a economia local. “Trabalhamos para que o Festival de Jabuticaba seja uma ferramenta de impulso para o desenvolvimento econômico e social de toda a cadeia produtiva, fortalecendo os produtores e gerando renda durante todo o ano”.

A empresária Meire Ribeiro, que tem uma empresa de derivados da jabuticaba, conta que todo mundo ganha. “Nesses quatro dias de festa ocorre um dos maiores faturamentos. Em média, são movimentados R$ 4 milhões em todo o comércio da cidade”.

Prestígio

Com o intuito de preservar o produto, estimular o consumo e promover a venda, como incentivo, existe uma lei, em Sabará, que oferece descontos nos impostos territoriais para quem preserva uma jabuticabeira no quintal de casa.

Por isso mesmo, a jornalista Thaina Hoehne, moradora de Sabará, informa que, no município, muitas famílias têm pés de jabuticaba em suas residências, inclusive ela. “É importante que as outras pessoas conheçam e visitem a cidade, pois o evento movimenta o turismo, a economia e incentiva a cultura”.

De acordo com Elizabeth, os produtos derivados da jabuticaba de Sabará já têm a certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP). “Eles foram certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com esse selo, a meta é crescer ainda mais e exportar a fruta e seus derivados”.