Home > Vigílias > Vígilias

Vígilias

Da cadeia para o Planalto

Em Brasília acontecem fatos estranhos. O ex-deputado Valdemar da Costa Neto ficou preso por vários anos acusado de ter participado do esquema do Mensalão do PT. Após deixar o presídio, Neto esteve no Palácio do Planalto negociando cargos do segundo escalão para “afilhados” de seu partido político, o PR. Como disse um ex-presidente francês, o Brasil não é um país sério.

 

Quem manda no Galo?

Até pouco tempo, Alexandre Kalil (PHS) era quem dominava os assuntos mais importantes nos bastidores do Atlético. Porém, agora, segundo comentários, ouvidos na porta do Café Nice, quem está dando as cartas por lá são o banqueiro Ricardo Guimarães e o empreiteiro Rubens Menin. Então, a figura do presidente seria apenas decorativa? Cruz credo gente!

 

PMDB e o PCC

O jornalista e humorista Marcelo Tas pegou pesado. Ele disse, em cadeia nacional, que não vê muita diferença entre o PMDB, PCC e Comando Vermelho, porque todos têm suas quadrilhas organizadas.

 

Meio Temer?

A professora de direito internacional da USP, Maristela Basso comentou: “Temos no Brasil um meio presidente. É que Michel Temer (PMDB) fica metade do dia cuidando das coisas do país e na outra parte dedica-se às defesas nos vários processos e denúncias que circulam ele por todos os lados”, disse.

 

Meireles Primeiro-ministro.

“Querendo ou não, quem manda nos assuntos sérios do Brasil é o ministro da Fazenda e ex-banqueiro Henrique Meirelles – uma espécie de primeiro ministro à brasileira”, ironiza o economista Ricardo Sennes.

 

Vício social

Para o historiador Leandro Karnal, o vício das pessoas com a internet chegou a tal ponto que estão dando “bom dia” para as outras por meio do WhatsApp. “Alias, a comunicação virtual não pode ser transformada em um espaço por onde circulam a maioria das notícias falsas”, critica.

Defendendo Janot

Neste momento em que algumas vozes se levantam contra a honra do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o professor de direito penal, da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Guerrero afirma: “Se não fosse a coragem de Janot, talvez a Operação Lava Jato já estivesse soterrada, por conta da pressão entabulada por vários nomes influentes que fazem parte da lista negra”.

 

Celeuma da Cemig

No decorrer da entrevista à TV Assembleia, semana passada, o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Fábio Ramalho (PMDB), disse que o presidente Temer (PMDB) teve muita boa vontade para resolver o problema da Cemig, mas a empresa não tinha verba suficiente para bancar a recompra das quatro usinas avaliadas então em R$ 11 bilhões.

Comentário único – Entretanto, a entrevistadora não indagou ao deputado sobre a seguinte questão: “Se o presidente estava efetivamente disposto a ajudar Minas, por que então não suspendeu o leilão, conforme reivindicava a empresa mineira?”.

Jean Wyllys x Bosonáro

Os debates relacionados ao mundo LGBT estão em plena efervescência no Brasil. Semana passada, a ativista do grupo em Minas, a artista Walkiria La Roche, considerou o deputado Jean Wyllys (PSOL) defensor da classe. Segundo ela, o parlamentar está ficando cada vez mais radical e, devido a isso, entra em constantes confrontos com Jair Bolsonaro (PSC) – o terror nos movimentos sociais.

 

Corda bamba

O professor de direito internacional da UFMG, Emílio Peluso disse que no Brasil nunca existiu um presidente com tanta fragilidade como Michel Temer (PMDB). “Ele anda rebocado pelos grandes esquemas dos bancos, do agronegócio, da bancada evangélica, dos sindicatos e, por conta disso, vive como se estivesse deslizando por um fio de navalha. Compensa esse tipo de poder com tanta instabilidade?”.

 

PT e Pimentel

Ao avaliar o cenário político do próximo ano, a presidente do Partido dos Trabalhadores em Minas, Cida de Jesus foi clara: “Estou tratando de assuntos políticos. Não vou fazer qualquer comentário a respeito de problemas judiciais envolvendo o governador Fernando Pimentel (PT)”. Na avaliação de Cida, se o pleito fosse agora, o governador estaria reeleito.

Telefone mudo

Depois de ter seu nome envolvido nas delações premiadas, o presidente do PMDB mineiro e vice-governador, Antônio Andrade, viu diminuir a  quantidade de ligações em seu celular. Ou seja, as pessoas não perdoam nomes delatados. Coisas da política, gente.

Kalil x Bolsonaro

Quando esteve em Belo Horizonte, o deputado federal e pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSC), foi recebido para um almoço na casa do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS). A partir disso, surgiram comentários de que eles poderiam ficar juntos na sucessão presidencial do próximo ano. A conferir.

 

Vergonha explícita

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), deveria dar um puxão de orelha no secretário responsável pelo que está acontecendo na Praça da Liberdade. Os belos jardins da Praça foram transformados em canteiros de terras vermelhas. Ou seja, a jardinagem do cartão postal de BH acabou.

 

Fábio não existe para a CBF

O goleiro Fábio do Cruzeiro, mais uma vez, brilhou em uma final de competição. Há mais de 15 anos defendendo as cores do time celeste e fazendo grandes atuações, ele já deveria ter sido convocado para a seleção brasileira. A pergunta que não quer calar: por que os técnicos não convocaram Fábio?

  

Parque dos assaltos

Foi lançada na TV uma campanha para se saber qual o espaço escolhido entre os mais importantes nas comemorações dos 120 anos da capital mineira. Na lista está o Parque Municipal, porém a emissora incumbida de divulgar o evento deveria informar que o ponto é um dos preferidos pelos marginais.

 

CPI x MPF

Advogados e pensadores políticos consideram que a CPI da JBS, instalada na Câmara Federal, vai servir para mostrar que o Ministério Público Federal falhou durante o andamento da Operação Lava Jato. Para muitos, isso provará que o MPF não está cima do bem e do mal. É aguardar para conferir o desenrolar dessa CPI – já denominada pelos jornalistas de Brasília como “chapa branca”. Será?

Política em Lagoa Santa

Muito possivelmente o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar (PPS) é o único da região a bater no peito e dizer que vai continuar em oposição ao Palácio da Liberdade. Corajoso político, não é mesmo gente?

Política em Uberlândia

Embora nunca tenha perdido uma eleição, segundo pessoas próximas, o atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), não estaria disposto a deixar o cargo para se aventurar como candidato a governador, como chegou a ser mencionado pela imprensa da capital.