Home > Geral > Pressão para o Enem assombra estudantes na véspera da prova

Pressão para o Enem assombra estudantes na véspera da prova

Cansaço físico e mental pode atrapalhar o desempenho na prova / Foto: Pixabay

Nos próximos dias 13 e 20 de novembro serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação é uma das principais formas de ingresso no ensino superior brasileiro e o medo de não alcançar a nota necessária para aprovação passou a ser gatilho para uma intensa carga emocional entre adolescentes e jovens adultos.

É comum surgirem sentimentos e comportamentos ligados ao estresse, como tensão, irritabilidade, insegurança, inquietação, dúvidas, ansiedade e problemas no sono e na alimentação. Todo esse “combo” pode afetar a estabilidade emocional do candidato e atrapalhar o seu desempenho.

De acordo com a psicóloga Ellen Oliveira, é importante separar um período para o descanso físico e relaxamento, organizando horários para estudo e revisão de conteúdos, mas também para interação social, lazer e autocuidado. “Pessoas que mantém a prática de uma atividade de lazer na rotina apresentam menos chances de desenvolver problemas de saúde mental, então é essencial que o aluno não fique apenas focado nos estudos, principalmente perto da prova. Também é fundamental manter uma boa alimentação e qualidade de sono, uma vez que esses fatores interferem na disposição”.

Ellen acrescenta que é preciso entender que imprevistos acontecem e não temos controle sobre todas as coisas. “Se manter positivo e confiante durante a preparação e a realização da prova pode contribuir para um melhor desempenho. Mesmo que o exame seja longo e complexo, manter a leveza é uma excelente alternativa para reduzir a tensão”.

Véspera de prova

A professora de ensino médio Mariane Lopes diz que é comum ver os alunos muito nervosos na véspera e se cobrando excessivamente. “O jovem precisa se preparar durante todo o ano letivo e não correr atrás do prejuízo perto da prova, porque isso só vai gerar estresse. É importante o descanso um dia antes do exame, afinal, o Enem traz questões que exigem rapidez no raciocínio”.

Mariane conta que, provas longas como o Enem, testam nossa determinação e foco. “Avaliam o gerenciamento do tempo, do estresse e são muito exigentes nas nossas habilidades e competências de escrita, leitura, interpretação e até noção espacial. É normal ficar ansioso frente a grandes avaliações, mas é necessário autocontrole do aluno”.

Ela vê como essencial o apoio da escola e da família no processo. “O adolescente está saindo de um período com atividades mais programadas para entrar em uma fase de mudanças extremas, de escolhas relevantes, especialmente sobre qual caminho seguir, então é importante que ele seja orientado para que aprimore o autoconhecimento e pense no seu projeto de vida”.

Sem pressão

Para o estudante Gabriel Eustáquio, o lazer é momento ideal para colocar a cabeça no lugar. “Estudo desde o início do ano para o Enem, mas entendo que se divertir também é fundamental. Gosto de conversar com meus amigos e ir à academia, porque é algo que me relaxa e me faz bem após várias horas de estudo. Lá, extravaso e saio melhor física e mentalmente do que quando entrei”.

A pressão do futuro é grande, mas Gabriel diz que compreende a necessidade de manter a calma, fazer o melhor e tentar de novo se não der certo. “Muitas pessoas têm a visão de que falharam, caso não ingressem na faculdade na primeira tentativa, o que não é verdade. A cobrança no terceiro ano do ensino médio já é imensa, se não conseguir entrar em uma universidade em seguida, não é o fim. Você pode prestar vestibular outra vez no ano que vem”.