Home > Esporte > Democrata de Sete Lagoas e Ipatinga voltam à elite do Campeonato Mineiro

Democrata de Sete Lagoas e Ipatinga voltam à elite do Campeonato Mineiro

Foto: FMF/Divulgação

Campeonato Mineiro de 2023 terá de volta dois velhos conhecidos da competição, o Democrata de Sete Lagoas (SL), campeão do Módulo II/2022, e o Ipatinga, vice-campeão.

Desde 2008, o Democrata (SL) não participava do Módulo I do Mineiro. De acordo com o diretor do clube, Daniel Calazans, a expectativa para essa volta à elite é muito boa. “Ao longo dos anos, a gente vem fazendo um trabalho de reestruturação do clube e sabíamos que, no momento certo, conseguiríamos esse acesso. Sabemos da responsabilidade de representar Sete Lagoas e estamos extremamente felizes em poder devolver à cidade o prazer de receber grandes partidas na Arena do Jacaré”.

Já o Ipatinga não participava da elite do Mineiro há 11 anos. O presidente do clube, Nicanor Pires, destaca a importância desse retorno. “Essa mudança é importante para a nossa reestruturação, para a cidade e, também, para o próprio futebol mineiro, pois se trata do clube mais vencedor do interior do estado. Nossa expectativa é fazer uma boa campanha e voltar a figurar entre os times com calendário nacional”.

Os dois clubes entraram no lugar de dois times também tradicionais no futebol mineiro: o Uberlândia e o URT, que foram rebaixados para o Módulo II.

41 anos de jejum

O último título do Democrata (SL) foi em 1981. Calazans explica que, pelas campanhas de 2020 e 2021, muitos não acreditavam que o time pudesse fazer um bom campeonato este ano. “No entanto, dentro do clube sabíamos do nosso potencial, confiamos na continuidade do trabalho que vinha sendo feito pelo técnico Paulinho Guará e pela comissão. Mantivemos alguns atletas que compreendíamos que seriam a espinha dorsal do time e conseguimos surpreender os críticos e conquistar esse tão sonhado título que não alcançávamos há 41 anos”.

Ele ainda acrescenta que a ascensão do time na reta final do hexagonal foi o que acabou o coroando campeão. “Foram muitas as dificuldades, mas o trabalho sério e o comprometimento da diretoria, comissão técnica e atletas fizeram com que a gente alcançasse esse título que entra para história. Além disso, não posso deixar de citar o nosso torcedor que acreditou no trabalho e nos apoiou do início ao fim, em especial, na última partida em que mais de 12 mil democratenses empurraram o time rumo à vitória”.

O diretor destaca que, para o ano que vem, o clube já tem alguns atletas contratados e que está em negociação com outros. “Estamos atentos ao mercado e queremos montar um time que mescla juventude e experiência”.

Calazans salienta que, desde setembro, existem conversas com parceiros que estiveram na campanha do título e, também, com novas empresas que manifestaram interesse em estar junto ao Democrata (SL). “Muitas aceitaram nossas propostas, contudo, estão aguardando a definição de como será o cenário econômico do país com a mudança presidencial. Mas, acreditamos que o momento do time é propício para que possamos ter ótimos investimentos e parceiros”.

Reestruturação do Tigre

Pires afirma que não foi fácil driblar as dificuldades desta temporada e trazer o Ipatinga de volta à elite do estadual. “O trabalho de reconquistar o espaço perdido e a credibilidade é difícil. Ainda estamos vivendo esse processo e, em breve, com muito esforço, conseguiremos ter mais tranquilidade para trabalhar. Apesar da dificuldade, conseguir retornar para a primeira divisão é um passo importante para que consigamos reestruturar o clube”.

Ele acrescenta que a torcida teve uma contribuição significativa na conquista do acesso. “O Tigre tem a maior torcida do interior, que é presente e atuante. Os torcedores estiveram conosco nos momentos bons e ruins e fizeram a diferença. Afinal, além de nos ajudarem com a renda da bilheteria, é um incentivo a mais para os atletas em campo”.

O presidente do clube ressalta que a preparação do time vai começar em dezembro. “Por enquanto, estamos trabalhando nos bastidores com planejamento e montagem do elenco. Com certeza, teremos muitas novidades no time, o Módulo I é uma competição de nível mais elevado, por isso, precisamos trazer jogadores novos, com condições de nos ajudar a fazer uma boa campanha”.

Na questão financeira, ele comenta que o clube está se transformando em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). “Mas, ainda temos muitos problemas financeiros, dívidas do passado que nos atrapalham na reestruturação. O essencial é termos a consciência de que precisamos nos organizar”.

Campeonato Mineiro 2023

O campeonato do ano que vem vai começar em 21 de janeiro e além de ter novidades no formato, contará com Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) em todas as partidas.

Serão três grupos com quatro times cada, totalizando oito rodadas na primeira fase. As equipes enfrentam os times dos outros conjuntos, sendo quatro jogos em casa e quatro fora. Os clubes do mesmo grupo não se enfrentam nessa etapa.

Ao final da primeira fase, os líderes de cada grupo se classificam, além da equipe com melhor pontuação entre os times que ficarem na 2ª posição. A semifinal e final terão ida e volta, sendo que o grupo melhor classificado tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Os três piores colocados disputarão um triangular na luta contra o rebaixamento, em que apenas um irá permanecer na elite do estadual. Do 5º ao 8º colocado haverá disputa pelo Troféu Inconfidência, com semifinal e final.