Praticar algum esporte está nos planos da maioria das pessoas que busca um estilo de vida mais saudável. O problema é que muitas não gostam de frequentar uma academia e preferem fazer exercícios físicos no conforto de casa. Uma das modalidades que vem crescendo o número de interessados é a ioga, contando com mais de 200 milhões de praticantes em todo o mundo, segundo estimativa da Unesco. Diversas celebridades como Gisele Bündchen, Madonna, Kate Hudson, Isis Valverde e Julia Roberts são adeptas da atividade.
De acordo com a educadora física e especialista em ioga Priscila Mello, a prática é milenar e traz benefícios para a saúde física e mental, tanto de mulheres quanto de homens. “Os exercícios trabalham juntos o corpo e a mente e podem auxiliar no controle do estresse e ansiedade, melhora da postura, dores no corpo, equilíbrio, além de facilitar o emagrecimento. É possível perder uma média de 300 calorias em uma aula. Para aproveitar todas essas vantagens é recomendado pelo menos 3 meses de prática”.
Ela explica que a ioga pode ser praticada em casa. “Primeiro é necessário definir os objetivos que se espera alcançar. Existem alguns tipos de ioga que variam os movimentos. A mais comum é a chamada Hatha Ioga, focada no condicionamento físico, fortalecimento do corpo e aumento da flexibilidade. Essa é a mais indicada para quem pretende começar a praticar, pois são realizadas menos posturas e com uma intensidade menor”.
Na internet, há diversos vídeos disponíveis que ensinam as rotinas básicas que incluem uma sequência de aulas para iniciantes. “Tudo de forma gratuita e a pessoa pode assistir quantas vezes achar necessário. Podem surgir algumas dificuldades no início, mas é questão de tempo para dominar as posturas. O importante é respeitar seus limites”, afirma Priscila.
O local e os materiais para a realização da ioga são importantes. Ela orienta que o praticante deve encontrar um espaço tranquilo. “O ideal é que seja um local fechado e silencioso para que a pessoa consiga se distanciar do mundo externo. Um dos itens essenciais é a esteira, uma espécie de tapete para não se machucar ao executar as posturas e que é facilmente encontrado em lojas de materiais esportivos. Não tem roupas específicas para a prática, mas sempre recomendo algo mais confortável para vestir”.
A especialista diz que cada pessoa tem a sua rotina. “Aprender os movimentos leva um tempo. Para quem está começando, dedicar-se às aulas três vezes por semana é o ideal. A medida que for evoluindo, passe a se exercitar todos os dias. Cada sessão dura em média uma hora, mas caso não tenha todo esse tempo, qualquer minuto vale muito a pena e é benéfico”.
A auxiliar de marketing Mariana Toledo conheceu a ioga há cerca de 8 meses por incentivo de uma amiga. “Sempre quis iniciar alguma atividade física, mas, por conta da rotina de trabalho e estudo, acabava ficando em segundo plano. Uma colega me indicou buscar informações sobre o assunto. Encontrei várias aulas pelo YouTube e comecei a fazer aos fins de semana. Fui me apaixonando pela prática e passei a me exercitar todos os dias”.
Ela conta que o melhor é poder fazer as aulas no conforto do seu lar. “Às vezes chego em casa estressada e se eu tivesse que ir a uma academia, acredito que não teria disposição. A ioga me relaxa e traz uma sensação de paz. Dedico 50 minutos diários à atividade”, conclui.