Home > Esporte > Natação infantil é aliada no desenvolvimento de crianças

Natação infantil é aliada no desenvolvimento de crianças

Foto: Rui Porto Filho/Fotografia

Praticar atividade física é fundamental para a manutenção da saúde em qualquer idade. A natação, por exemplo, pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o esporte pode ser incentivado ainda na primeira infância.

Segundo a instituição, o ideal é que os pequenos comecem a nadar a partir dos 6 meses, pois nessa idade, o ouvido está desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção e o bebê já está imunizado contra algumas doenças.

A professora de natação infantil, Naiara de Carvalho, afirma que a prática da atividade traz vantagens tanto na questão física quanto na mental. “Auxilia na melhora da capacidade física e das habilidades, como equilíbrio, coordenação motora, força nos membros superiores e inferiores, melhoria na parte cardiopulmonar e imunológica. E, também, ajuda na socialização, nas funções cognitivas, memória, concentração e atenção”, pontua.

A pediatra Giuliana Araújo acrescenta que a prática, em longo prazo, também diminui o risco de obesidade e, consequentemente, de doenças como hipertensão e diabetes. “Além disso, os praticantes da natação são mais saudáveis emocionalmente por terem uma boa interação com as outras crianças e pelo esporte ser uma forma de relaxar, aliviando o estresse do dia a dia”.

De acordo com ela, a natação infantil tem algumas contraindicações. “Pacientes asmáticos ou com outras comorbidades, como cardiopatias ou dermatites crônicas devem passar por avaliação e autorização médica. Além disso, crianças em tratamento para sinusites, faringites, pneumonias, otites, conjuntivites e doenças de pele também devem terminar o tratamento antes de começar a praticar o esporte”.

A pedagoga Gleice de Paula tem um filho, de 4 anos, que está na natação há 5 meses. “Ele pratica a atividade uma vez por semana e está adorando. Escolhi esse esporte para manter a saúde e melhorar o desempenho motor dele. Hoje, ele já evoluiu bastante e até atende a alguns comandos”.

Para as crianças praticarem a natação, é necessário roupa adequada (sunga, maiô e touca), enquanto que os óculos são opcionais. Naiara explica ainda que, normalmente, as aulas dos bebês, de zero aos 3 anos, são com acompanhantes, porém depende de cada academia. Depois dos 3, já podem ficar sozinhos. “De 0 aos 12 anos, a duração da aula é de 40 minutos, duas vezes por semana. Dependendo do interesse dos pais, pode ser uma ou três vezes, mas o ideal é a frequência de, pelo menos, dois dias. Já a assiduidade do treinamento de 12 anos em diante é de três dias na semana. Quando é equipe de treinamento, o tempo é de 45 minutos a 1 hora”, detalha.

Cuidados

Giuliana esclarece que a prática precisa de alguns cuidados e que deve ser feita sob supervisão do profissional capacitado, em escolas ou locais que prezam pela higiene da piscina. “É importante que a criança use trajes adequados para a sua proteção e filtro solar (FPS acima de 50), mesmo se a piscina for à sombra. Ao sair do local, tomar banho imediatamente, para retirar todo o produto químico, lembrando-se de secar bem todo o corpo, incluindo os dedos e as axilas”.

A pediatra ressalta a importância dos pais irem com calma ao apresentarem o esporte aos filhos. “Inicialmente, deixe-os poucos minutos na piscina para não ser algo exaustivo. Para os pequenos é interessante que os responsáveis permaneçam na água junto com eles. Tudo isso facilita na adaptação”.

Ela frisa que para essa atividade os praticantes precisam ter uma alimentação saudável e equilibrada, que inclua todos os grupos alimentares, carboidratos, proteínas, legumes e verduras. Para finalizar, Giuliana pontua ainda que a natação é um esporte completo que, além da saúde, ajuda na segurança das crianças, diminuindo riscos de afogamentos e acidentes, já que no Brasil, de acordo com ela, o afogamento é a principal causa de morte de indivíduos de 1 a 4 anos.