Home > Esporte > Zumba é ideal para perder peso e tonificar músculos

Zumba é ideal para perder peso e tonificar músculos

Cada aula dura cerca de uma hora e é possível queimar entre 500 a 800 calorias / Foto: Divulgação

Você já deve ter ouvido falar da zumba, afinal, o ritmo invadiu os estúdios de dança e academias nos últimos anos. Estima-se que 15 milhões de pessoas, em 186 países, participem toda semana de aulas do tipo. Mas, o que muitos não conhecem são os benefícios para o corpo e a mente que essa atividade pode trazer. Os principais são fortalecer a musculatura, melhorar a saúde cardíaca e perder calorias.

De acordo com a educadora física Fernanda Carvalho, a zumba pode ser praticada por todos em qualquer idade. “Não tem nenhuma restrição, a não ser que a pessoa já possua algum problema de saúde. Nesse caso, o ideal é buscar fazer uma avaliação médica antes de começar a dançar”.

As aulas têm duração aproximada de uma hora e um intervalo de 5 minutos na metade. “Sempre começo com um aquecimento e um alongamento antes da atividade. O gasto energético varia entre 500 a 800 calorias, dependendo da intensidade e dedicação de cada aluno. Isso aliado a uma alimentação balanceada, favorece a rápida perda de peso”.

Fernanda diz que não precisa saber nenhuma coreografia e nem decorar movimentos. “Basta seguir o ritmo e mexer o corpo. Com o tempo você acaba aprendendo e pegando o jeito. A melhor forma é praticar em estúdios ou academias, pois tem grupos pequenos que deixam a aula ainda melhor. Mas, também é possível praticar sozinho em casa mesmo”.

Ela explica que o diferencial dessa pratica é que se trata de um exercício aeróbico bem completo. “Você acaba fazendo uma atividade física prazerosa e divertida, nem percebe o tempo passar. As músicas ajudam bastante, sempre com ritmos latinos como salsa, merengue, samba e mambo. Tem muitos adeptos, pois cada aula é diferente da outra, não fica só naquela repetição de aparelhos da academia”.

A professora recomenda que os praticantes vistam roupas confortáveis e que não sejam pesadas. “Use um tênis adequado para proteger os pés e evitar causar lesões. Também é importante trazer uma garrafinha de água para se hidratar, além de uma tolha para enxugar o suor, uma vez que os movimentos são bem intensos”.

Entre os benefícios da atividade, a educadora cita que a zumba trabalha e fortalece os músculos. “Os da coxa, glúteo e músculo e panturrilha são os mais usados, assim como o abdômen, cintura e quadril. Para quem deseja deixar a perna e o bumbum durinho esse é o exercício ideal. Também beneficia a coordenação motora, melhora o equilíbrio e o sistema cardiovascular”.

A auxiliar de marketing Simone Dias experimentou uma aula gratuita de zumba na praça e se encantou pela dança. “O que mais me motivou a começar a praticar frequentemente foram as músicas e o divertimento em fazer cada aula. A gente faz amizade, brinca, não tem aquela pressão de seguir alguma regra. Vou na academia três vezes por semana e saio de alma renovada”.

Ela diz que não gostava de fazer nenhuma atividade física, mas que isso melhorou depois da zumba. “Fiquei mais disposta, confiante e com a autoestima lá em cima. Já deve ter quase um ano que estou nas aulas e notei muitas melhoras. Consegui perder alguns quilinhos, sem falar nos benefícios que trouxe para minha mente”, finaliza.