Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Zema x Assembleia
Semana passada, o candidato a vice-governador na chapa de Romeu Zema (Novo), Mateus Simões (Novo), disse que, em um eventual mandato do atual chefe do Executivo, o relacionamento com o Poder Legislativo seria diferente, pois iriam nutrir uma aproximação mais construtiva com os parlamentares. Neste sentido, um dos deputados que mais defendem esta estratégia de união dos poderes, em favor do povo, é o deputado Antônio Carlos Arantes (PL).

Kalil e o PT
Nas principais andanças nas diversas cidades mineiras, à caça de votos, o candidato a governador Alexandre Kalil (PSD) foi sempre envolvido por enormes quantidades de bandeiras vermelhas. Ou seja, o PT mineiro, efetivamente, abraçou a campanha do ex-prefeito de BH.

Campanha do Cleitinho
Ungido à política, tendo como base a força das redes sociais, o deputado Cleitinho Azevedo (PSC) agora resolveu voar mais alto, se candidatando a senador. O problema é que para ser eleito à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), precisou de 60 mil votos, porém, para chegar ao Congresso, irá necessitar de 6 milhões. Vale dizer, o jogo vai ser bem mais pesado.

O fim do Bonfim?
A mudança de endereço da sede da Rádio Itatiaia, do tradicional bairro Bonfim, para a região Oeste da cidade, pode trazer ainda mais problemas para a área do antigo endereço da emissora. A localidade tem uma vizinhança de violência enorme por conta de malandros infiltrados entre os moradores de rua, especialmente na confluência da Avenida Antônio Carlos com a Rua Bonfim. É um desafio a mais para as autoridades.

Outra mudança
A centenária Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) deixou a sua tradicional sede na Avenida Afonso Pena para se deslocar para a região da Savassi. Com isso, o Centro de BH perde a única entidade forte que ainda funcionava por lá. Agora, a possibilidade de aumento na quantidade de camelôs na Praça Sete poderá ser ainda maior, já que não há uma defesa para manter o local mais seguro.

Professor ou candidato?
Considerado um homem público bem preparado, o candidato ao governo de Minas, Marcus Pestana (PSDB), em seus primeiros comerciais na TV no horário eleitoral obrigatório, tem sido mais um professor do que um comunicador de massa. Essa é a avaliação de muitos marqueteiros políticos. Será, gente?

Brant x Simões
Atual vice-governador, um cidadão de elevada estima por parte do segmento empresarial mineiro, Paulo Brant (PSDB), foi abandonado pelo grupo do governador Romeu Zema (Novo). Mas, fica um aviso para os menos informados: por causa desse distanciamento entre ambos, alguma futrica de bastidor aconteceu. Assim, não convidem para a mesma mesa de um restaurante, Brant e o Mateus Simões (Novo).

Ausência da Granbel
Ao longo de décadas, sempre aconteceram encontros de candidatos ao governo de Minas na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Desta vez, a presidente da entidade, Ilce Rocha (PSDB), nada informa sobre o assunto.

Política em MOC
Reeleito prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), tem agido isolado de antigos políticos da cidade. “Assim, a sua sucessão está em aberto. Ou seja, ele não cuidou de preparar um herdeiro”. Comentário ouvido na Porta do Café Galo, no Centro da cidade.

Política em Juiz de Fora
Efetivamente, o ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (Avante) não quis ser candidato a qualquer cargo nestas eleições de 2022. Mas, segundo amigos, ele continua atuando firme nos bastidores da política local e regional.

Candidato esquisitão…
Afastado da vida pública por mais de 10 anos, o ex-deputado federal Carlos Murta (MDB) almeja voltar à cena política. Candidato a parlamentar federal, o ilustre cidadão continua com os mesmos vícios do passado: distribuiu cartão pessoal, cujo telefone não confere. E os eleitores, como ficam? Cruz credo, gente.

Política nacional
Uma investigação que ronda os meandros políticos de Brasília faz uma pergunta sem resposta, pelo menos até agora: “Quantos votos o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), efetivamente, traria para a campanha de seu parceiro Lula (PT)?”. Alguém sabe?

Juros bancários
Economistas de plantão do eixo São Paulo/Brasília falaram sobre a possibilidade de as taxas de juros continuarem subindo nos próximos dias para desespero de quem precisa financiar compras a prazo ou mesmo para quem busca empréstimos em geral.

O filho do presidente
Semana passada, o nome do filho mais novo do presidente Bolsonaro (PL), Jair Renan, foi associado a denúncias de propinas no setor da mineração. Aí, a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello disse: “Esse é um filho que não dá sossego ao pai”.

Coitada da Amazônia
Especialistas de matrizes ideológicos diferentes debatem sobre a necessidade da preservação da região Amazônica. Mas, segundo muitos deles comentam, ao longo de décadas, nunca houve uma política para preservação da área. Tudo por lá fica à mercê de projetos, sempre pela ótica de cada governo instalado em Brasília.

Candidato com prestígio
O delegado de Polícia Civil e candidato a deputado federal Wagner Salles comemora o fato de ter ficado em sexto lugar no Índice de Popularidade Digital (IPD), da Quaest Consultoria.

Promessas de campanhas
Para jornalistas da crônica política de Brasília, não passa de balela a promessa do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ao afirmar que, se reeleito, irá isentar de Imposto de Renda quem ganha até cinco salários mínimos.

Orçamento secreto
Pelas projeções de especialistas, as brechas do orçamento secreto podem retirar até R$ 10 bilhões da saúde do governo federal. Isso considerando apenas o período dos 12 meses do próximo ano.

Coitada da Funai
O experiente jornalista global Carlos Alberto Sardenberg ironizou: “A Funai não tem a menor possibilidade de ser uma instituição capaz de resolver os problemas dos índios no Brasil, pois ela recebe críticas pesadas constantes da própria cúpula do governo federal. Onde já se viu isso?”.