Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em BH

Semana passada, o goleiro do Cruzeiro Fábio negou que irá se envolver com política, mas, segundo informações de bastidores, ele será candidato a vice-prefeito na Capital. É aguardar para conferir…

Sucessão II

Em junho, houve uma conversa de bastidores com o intuito de lançar o comunicador da Rádio Itatiaia, Eduardo Costa, para disputar a PBH. Mas ele preferiu passar a bola pra frente e, naquela oportunidade, discutiu-se a possibilidade do deputado João Vítor Xavier (Cidadania) contar com o goleiro Fábio como vice.

Sucessão III

Nos bastidores da Assembleia, ninguém acredita nas chances de uma candidatura para valer do deputado do Solidariedade, Professor Wendel. Ele já está articulando, mas tudo pode não passar de um balão de ensaio, ora veja.

Sucessão IV

Ainda com relação à sucessão do prefeito Alexandre Kalil (PSD), a intenção do PSDB é manter candidatura própria, mas nada de Anastasia. No momento, está sendo analisada a chance de apostar em uma mulher para enfrentar a peleja. É aguardar para conferir.

Sucessão em MOC

A recente pesquisa da Multidados, em relação à disputa eleitoral de Montes Claros, caiu como uma bomba, ao apontam a preferência dos eleitores pelo ex-prefeito Ruy Muniz. Até então, o atual prefeito, Humberto Souto (PPS), era considerado imbatível caso decidisse disputar a reeleição. Mas tudo pode mudar, ora veja.

Patrus com estilo próprio

Pouco a pouco, o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), vai conquistando seu estilo próprio de administrar a Casa. Politicamente, ele já é considerado um dos líderes mineiros, inclusive com a coragem de bater de frente até mesmo com o governador Romeu Zema (Novo), como aconteceu na semana passada. Na ocasião, o chefe do executivo criticou a Assembleia e Patrus bateu no governo de imediato. Bem ao estilo “bateu, levou”. Ufa.

Excesso de impostos

Debatendo diversos temas na TV Assembleia, o professor de direito da UFMG e especialista em economia, Antônio Gomes de Vasconcelos, disse: “A carga de impostos no Brasil é enorme, faz concentrar a renda e isso nos coloca como um dos países mais desiguais do mundo”.

Falta nacionalismo

“Qual a marca de veículo que é genuinamente brasileira? Bem, temos fábricas aqui, mas todas elas de origens internacionais. Então, onde está a nossa inteligência industrial e o nosso nacionalismo?  Por isso, somos um país eternamente em desenvolvimento”, opinião do irritado deputado Bosco Saraiva (Solidariedade).

Petista água com açúcar

Já se passaram 8 meses de gestão dos atuais deputados estaduais mineiros e, segundo análise feita pelos cronistas políticos, a deputada petista Beatriz Cerqueira está sendo considerada uma parlamentar de posições amenas em relação às expectativas de antes da posse. Ou seja, quando era presidente da CUT e no governo de seu partido, até dezembro último, ela era tida como muito mais tenaz.

Derrocada econômica

“Há uma década, a renda per capta do brasileiro vem caindo. Agora, chegamos a derrocada geral com a situação de penúria e as mazelas de hoje são reflexos da irresponsabilidade de administradores ao longo desse período. O problema é que vamos demorar muitos anos para corrigir estes erros”. Opinião de Márcio Salvato, coordenador do curso de economia do IBMEC.

Sucessão em Nova Lima

Vereadores de oposição em Nova Lima estão espalhando boatos de que o prefeito Vitor Penido (DEM) teria feito consulta formal à justiça eleitoral para saber se pode participar do próximo pleito.

Comentário único Penido assumiu o mandato 2 meses antes da eleição passada, logo após a cassação do então prefeito Cassinho, do MDB. Mas, segundo os meios jurídicos, o tema é realmente muito controverso.

Senador dos processos

Nos corredores do Senado, ouve-se tudo e comenta-se muito mais sobre todos os fatos e acontecimentos. Mas, um assunto é recorrente: Renan Calheiros (MDB) continua sendo o campeão de processos na justiça, com 12 inquéritos. Ufa.

Negros discriminados

“Existe sim discriminação contras os negros no Brasil e a situação vem de longe. Já melhorou em relação ao passado, mas, a luta pela conciliação entre brancos e negros é uma cultura a ser debatida permanentemente até chegar a um denominador comum, em um período talvez ainda bem distante”, opinião do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Narcotraficantes da pesada

Sem meias palavras, ao participar de um debate na TV Cultura, o historiador paulistano Luiz Felipe Pondé lascou esta: “Os membros das FARC não nutrem qualquer ideologia. São narcotraficantes da pesada que estão de volta para atormentar a vida dos colombianos”. Cruz credo gente.

Crescimento pífio

Os recentes dados divulgados, que apontam o crescimento de 1% no PIB brasileiro, não entusiasmaram a comunidade econômica brasileira. Nesse sentido, o comentarista Carlos Alberto Sardenberg atacou: “Desde 2017 não tem passado deste pífio 1%. Isso, na minha opinião, é uma recessão, pois o crescimento fica comprometido”.

Narcio na praça

Narcio Rodrigues, ex-deputado, ex-presidente do PSDB mineiro e ex-secretário de Estado, foi mencionado até para disputar o governo de Minas. Mas se envolveu em processos por improbidade administrativa, foi preso e, agora, circula pelo shopping da zona sul de Belo Horizonte, sorrateiramente, porém sem ser reconhecido. Um pobre coitado, não é mesmo gente?

População sem orientação

Na avaliação do apresentador de TV e jornalista Marcelo Tas, o presidente Bolsonaro (PSL) criou um estilo próprio de comunicação, mas as pessoas nem sempre sabem exatamente quem está falando a verdade, se é o presidente ou seus ministros. “Cada um fala uma coisa, uma verdadeira Torre de Babel”, comenta.

Resultados positivos

“A equipe econômica do Governo Federal está com uma agenda positiva e bem estruturada para este segundo semestre. Isso pode ajudar a reverter o quadro negativo que reinou no país”, opinião do jornalista Gerson Camarotti.

Direita radical

“No momento está valendo a onda comandada pela ala mais radical da direita, que está dando as cartas na Europa em geral. Onde vai parar isso? Ninguém sabe”, avalia o professor e cientista político do IBMEC, Adriano Gianturco.

Ajuda internacional

A jornalista Natuza Nery concordou com a opinião de grande parte dos brasileiros no sentido de que as ajudas internacionais para atender às demandas da Amazônia deveriam ser permanentes e não sazonais. Resta saber qual a opinião do presidente Bolsonaro (PSL) sobre esse tema.

Presidente esperto

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), tem evitado contato direto com os jornalistas, porque não almeja explicar a indicação, que coube a ele, de 2 nomes para compor os membros do COAF. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.