Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Lobistas importantes
Quem circula pelos meandros do governo federal, em Brasília, se depara constantemente com algum tipo de comentário do tipo: “Por aqui, é bem melhor ser um lobista do que ministro”. Será, gente?

Nota de esclarecimento
Em relação à nota publicada no Jornal Edição do Brasil, na primeira semana de abril, sobre o estado de saúde do ex-governador Newton Cardoso, gostaria de esclarecer que o mesmo encontra-se saudável e exercendo plenamente suas atribuições à frente das empresas do Grupo Newton Cardoso. No próximo dia 22 de maio, Newton Cardoso completará 84 anos de vida, com muita força, lucidez e engajamento político, firme para participar das eleições deste ano, como sempre fez.

Política em Uberlândia
Ainda há um movimento para indicar a ex-secretária de Governo e Comunicação de Uberlândia, Ana Paula Junqueira, como um nome que poderá compor a chapa majoritária em outubro. Mas, caso isso não aconteça, ela deverá optar pela candidatura a deputada federal.

Sucessão mineira
Em Brasília, o senador Carlos Viana (PL), para poder agradar pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), tem batido pesado no governador Romeu Zema (Novo). Política tem dessas coisas que só os políticos sabem explicar.

Sucessão mineira 2
Ainda sobre os bastidores de Brasília: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) teria ficado por horas a fio tentando convencer o governador Romeu Zema (Novo) a ficar ao lado do presidente Jair Bolsonaro para uma aliança majoritária na disputa em Minas Gerais. Acontece que a assessoria do governador teria se irritado com o vazamento dessa visita e, então, decidiu retirar as fotos das redes sociais imediatamente para não comprometer o chefe do Executivo estadual. Depois disso, o caldo entornou de vez com os familiares do presidente. “Zema é um ingrato”, alardearam os assessores do Planalto.

Sem apoio
Assim que tomou posse como ministro do Turismo, o deputado mineiro Marcelo Álvaro Antônio foi bombardeado por pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e terminou demitido com pouco tempo de mandato. Agora, sem alternativa, o parlamentar federal faz o caminho de volta ao aceitar ser aliado do Planalto e deve se candidatar ao Senado pelo Partido Liberal (PL). Uma cena, de certa forma, humilhante para ele que, no último pleito, foi o parlamentar mais votado de Minas. Coisas da política mineira.

Política em BH
Mesmo tendo feito oposição ao então prefeito Alexandre Kalil (PSD), a presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos), de acordo com informações, não teria conquistado a popularidade suficiente para se tornar deputada estadual, uma de suas alternativas para este ano.

Política em Juiz de Fora
Embora tenha o seu nome sempre mencionado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, deve ficar fora da disputa, se preservando para os próximos embates.

Sucessão em BH
Por onde anda, o jornalista e apresentador Eduardo Costa tem deixado a informação de que ele vai ser candidato a prefeito em 2024. Se o pleito fosse hoje, ele teria provavelmente a tentativa de reeleição do prefeito Fuad Noman. E uma possível volta como candidato do ex-prefeito Marcelo Lacerda, do vereador Gabriel Azevedo e do deputado estadual João Leite. Turma animada, gente!

Janone, presidente?
Nas pesquisas eleitorais para os nomes presidenciais, o deputado federal mineiro André Janones (Avante) tem pontuando, mesmo que com um percentual ínfimo. Mas, em Minas, a sua candidatura não é levada a sério. Na porta do Café Boco de Pito, no edifício 5ª Avenida, Savassi, as pessoas indagam: “Esse moço é mineiro?”.

Inflação sem controle
A espiral de alta da inflacionária tem tirado o sonho de muitas autoridades de Brasília, especialmente por se tratar de uma época como essa, onde a campanha eleitoral começa a ir para as ruas. Do alto de sua experiência, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg afirmou: “Não adianta o governo federal ficar caçando culpado pelos altos índices da inflação, pois isso seria o mesmo que se procurar agulha no palheiro”.

Filosofia pura
“Se você acha que tudo que se vê no mundo é verdade, você vive em um mundo muito pequeno, de curta visão”. Frase do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Só política
Para os jornalistas da crônica política de Brasília, a partir de 30 de maio, não haverá mais assunto prioritário para o Palácio do Planalto a não ser temas relacionados à política e à campanha para reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aeroporto de Confins
Em debate entre empresários, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), José de Anchieta, ficou com a incumbência de dar início aos debates para mudar o nome do Aeroporto Internacional de Confins para Aeroporto Internacional de BH. Um megadesafio, diga-se de passagem.

Poluição assassina
De acordo com o médico Paulo Saldiva, atualmente, uma média de 70% da população do mundo sofre algum tipo de intercorrência por conta da poluição em geral. E isso acaba gerando dificuldade das pessoas em respirar. Ave Maria!

Só depois da eleição
Ao comparecer em Brasília, o empresário e ex-deputado federal paulistano Emerson Kapaz tentou discutir nos bastidores da Câmara Federal sobre o projeto que prevê a Reforma Tributária. Ele ouviu de alguns parlamentares: “Não perca tempo com esse assunto. Agora, nos só queremos as liberações das emendas parlamentares para atender as nossas bases municipalistas”. Kapaz voltou da capital federal “fulo da vida”.