Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Dulce e Pimentel
O trabalho de bastidores no âmbito do PT mineiro para o encaminhamento de uma aliança entre o ex-presidente Lula e Kalil (PSD) teve envolvimento de muitas personalidades, mas os primeiros a entrarem em cena foram o ex-governador Fernando Pimentel e o ex-ministro Luiz Soares Dulce.

Prefeito desenxabido
Recentemente, a Justiça Eleitoral de primeira instância cassou o mandato do prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB). A notícia não teve grande repercussão pelo fato de Borges ter feito a opção de se isolar politicamente das lides estaduais. Ele já foi deputado estadual por alguns mandatos, secretário de Estado, mas, ao retornar ao comando de seu município, fez essa opção de se tornar um político efetivamente insosso.

Política em Nova Lima
“Se o estado de saúde permitir, Vitor Penido (DEM) deverá ser candidato a prefeito de Nova Lima mais uma vez”. Esse foi o comentário ouvido por parte de alguns políticos, na porta da Café “Boca de Pito”, no edifício 5ª Avenida, na Savassi. Aliás, esse é o mesmo endereço onde acaba de ser instalado o megaescritório do governador Romeu Zema (Novo).

Política em Montes Claros
Em Montes Claros, no Café Galo, ponto de encontro no Centro da cidade, as insinuações indicam que o deputado federal Marcelo de Freitas (União Brasil) deverá ser um nome capaz de substituir o atual prefeito Humberto Souto (Cidadania). Mas, antes do pleito municipal, tem a própria reeleição do parlamentar na peleja deste ano. Vamos devagar, gente!

Política estadual
A tendência, a partir de agora, é que o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes, irá se afastar, paulatinamente, da coordenação de campanha do pré-candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD). “Até agora, Lopes é candidato a estadual e ele, por uma questão de tradição, espera ser bem votado, pois isso fará toda a diferença”, opinam amigos.

Mudanças no governo
Deputados com acesso ao Palácio Tiradentes garantem que, na primeira semana de junho, o poderoso secretário de Governo, Igor Etto, deixará o posto para cuidar da coordenação de campanha de Zema (Novo). A conferir…

Prestígio de Vasconcelos
Nos meandros das campanhas políticas, o nome do marqueteiro Paulo Vasconcelos voltou a circular com ênfase. Ele estaria próximo ao grupo político do atual governador Zema (Novo). Resta saber se ele também toparia coordenar o marketing do seu amigo Aécio Neves (PSDB) em uma eventual candidatura ao Senado.

Cenário internacional
“O isolamento econômico e as demais sanções contra a Rússia devido à guerra podem fazer o que todos temem: levar o presidente Vladimir Putin a reforçar a aliança com China e detonar mais áreas letais, desta vez para além das fronteiras europeias”, avalia o professor e cientista político Ricardo Sennes. Cruz credo, gente!

Candidata carismática
“Pode até ser que a candidatura à presidência da senadora Simone Tebet (MDB) não seja levada a efeito, mas ela, é de longe, a mais carismática figura do cenário político nacional”. Opinião do jornalista da crônica política de Brasília, Gerson Camarotti. Será, pessoal?

Forças desarmadas
Ao analisar o noticiário político recente, o jornalista Gerson Camarotti atacou: “A guerra foi lançada agora, o embate vai ser entre as Forças Armadas e as Forças Desarmadas. Que vença a melhor”.

Falta de medicamentos
Recentemente, a imprensa noticiou e denunciou sobre a falta de medicamentos nas farmácias de todo o país. Os especialistas sugerem que um dos possíveis motivos para esse desabastecimento é o fato de que, há 30 anos, a indústria farmacêutica vem sendo desmontada no Brasil. Ao que tudo indica, isso tem a ver com a pressão dos maiores laboratórios farmacêuticos internacionais. Santo Deus, gente.

Queda do ministro
Comenta-se nos bastidores do Congresso Nacional que o ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi demitido porque não estava apoiando abertamente as teses políticas do presidente Jair Bolsonaro (PL). Então, essa história de que a sua pasta não estava ajudando a controlar os preços dos combustíveis foi apenas um pano de fundo.

Guedes, o sumido
“Inflação elevada, descontrole da economia, alto preço dos combustíveis, reformas econômicas emperradas. Esses aí são os motivos centrais que levaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao completo sumiço das cenas nacionais”. Opinião dos fofoqueiros na Esplanada dos Ministérios.

Liberdade de imprensa
Para o historiador Marco Antonio Villa, atualmente, os membros dos poderes no mundo e no Brasil, não são diferentes e destilam ódio e aversão contra a liberdade de imprensa. “O objetivo de tudo é camuflar os interesses escusos, abrindo sempre o caminho límpido da impunidade”, diz o professor.

Petrobras, o alvo
Dos Estados Unidos, onde reside temporariamente, a jornalista Patrícia Campos Mello, em opinião, por meio da TV Cultura, disse: “Até agosto, vão ocorrer mais mudanças na direção da Petrobras, um jogo de cena do Palácio do Planalto para transparecer como um sinal de preocupação por conta dos aumentos nos preços dos combustíveis. Apenas encenação”, pontifica a comunicadora.

Economia x Política
Analisando o cenário político brasileiro, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg sentenciou: “No momento, o maior adversário político do presidente Bolsonaro (PL) não é o ex-presidente Lula (PT). Seu algoz, por enquanto, tem sido o noticiário relacionado aos problemas atinentes à economia nacional. Eu hein?!

Lei controversa
Analistas constatam que a nova legislação, chamada de Lei de Combate à Improbidade Administrativa, tem tantas falhas que vai facilitar a vida dos malandros de gravata. Assim, deveria ser denominada de Lei do Descalabro. Esse é o pensamento de muitos jornalistas e outros formadores de opinião que analisaram o texto. Enquanto isso, a impunidade contra os corruptos vai se firmando.

Doria x Aécio
O ódio do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), contra seu parceiro de partido, o deputado mineiro Aécio Neves é tão grande que não deve cessar nas próximas décadas. “Ele está a serviço do Palácio do Planalto e, por isso, procura me destruir a todo custo. Mas, Aecinho pode esperar, pois vai ter troco”, garante o ex-dirigente paulistano. Salve-se quem puder!