Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Tiago Ulisses, ex-deputado estadual; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes; e o ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, que depois de uma temporada cuidando da saúde está 100% e de volta às trincheiras de Minas. Alberto é um político conciliador e querido por todos. O momento não poderia ser mais oportuno para termos esse nome na permanente defesa de Minas e do Brasil. | Crédito: Cecília Pederzoli

SEMPRE BOLSONARO – Depois do 7 de setembro, da carta à nação e o pedido de desculpas pelo que falou, o presidente Jair Bolsonaro veio com mais uma pérola do seu extenso vocabulário de bobagens. Afirmou que fake news é da cultura do brasileiro, como se todos nós vivêssemos de mentira. Sua fala se deu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu não acatar sua Medida Provisória (MP) que dificultava a remoção de conteúdo falso das plataformas, ao mesmo tempo em que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), rejeitava o texto que estava na Casa. Bolsonaro exemplificou: “Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada?”. Com isso, deixou claro que o governo dele pode ser uma mentira.

CPI DA COVID – O senador Omar Aziz (PSD) convocou um time considerável de juristas para auxiliá-lo na confecção do relatório do senador Renan Calheiros (MDB). Naturalmente, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai propor também o impeachment de Bolsonaro, incorporado a muitos outros pedidos que já existem na Presidência da Câmara Federal . A novidade do relatório é que Calheiros, que também anda muito sujo perante a Justiça, vai propor uma emenda à Constituição, facilitando o processo de impedimento de um político, quando comprovadamente ele fere os princípios constitucionais.

PAULISTA NÃO SABE FAZER POLÍTICA – Enquanto Rodrigo Pacheco (DEM), senador por Minas Gerais é nome falado para ser o candidato da terceira via à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), começa a levar pancadas. Ele que se intitulou candidato a presidente, assim que se elegeu governador, achando que daria um banho nas prévias anunciadas dentro do PSDB. A sigla em Minas fechou questão em torno do nome do governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. A força de Aécio é muito grande dentro do PSDB e o dinheiro de São Paulo não vai resolver essa questão.

DA COCHEIRA

Outro dia, me lembrei de um chorinho cantado pela nossa rainha do Choro, a inesquecível Ademilde Fonseca, diante das várias falas golpistas do presidente Bolsonaro. INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE. Isso, quando se rasga a Constituição como fizeram em 1937 com a criação do Estado Novo, com a renúncia de Jânio, em 1961, e o arranjo de um Parlamentarismo em 1964, com a chamada revolução que, na verdade, foi um golpe.

Rafael Araújo lança livro dia 21 de setembro, às 19 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), na Praça da Liberdade. “Tudo Comunica” é o título da obra. Rafa, para os mais íntimos, é filho da minha amiga Simone Araújo. Estou feliz por ela!

Será que a nova Superintendência Municipal da Mobilidade (Sumob), que vai substituir a BHTrans, não será a mesma coisa? Não seria melhor abrir a caixa-preta da empresa como prometeu o prefeito Alexandre Kalil (PSD) antes de se eleger e acabar com as falcatruas dentro dela?

A mesma coisa pode acontecer com a transferência do Detran, da Polícia Civil, para a Secretaria de Planejamento do governo de Minas. A estrutura do Detran, com as delegacias de polícia nas cidades polos de Minas, vem funcionando a contento há muitos anos. Vão criar outra composição para ficar a mesma coisa?

Uberlândia ganhou um importante reconhecimento. Anunciaram a cidade como a primeira do país em estímulo ao desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade.