Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: O governador Romeu Zema (Novo) empossou, no dia 13 de abril, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), Fernando Passalio. Desde o início da gestão, ele já atuava na pasta e liderou projetos importantes como o programa de liberdade econômica e a atração de investimentos para o estado junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

CANAL ABERTO

Reforma política. Em fevereiro de 2019, vários deputados fizeram discursos defendendo uma reforma política no país como resposta ao recado dado pela população nas urnas em 2018. No ano passado, essa questão era para estar bem avançada no Congresso. No entanto, os parlamentares alegam que a pandemia atrasou tudo. Isso não convence ninguém. A verdade é que eles estão com medo de mexer em regras que podem prejudicá-los. Entre essas normas estão a mudança no sistema eleitoral como a implantação do voto distrital e distrital misto. Nele, o estado seria dividido em distritos que elegeriam candidatos para vagas delimitadas pela proporcionalidade de seus habitantes. Isso reduziria o número de postulantes e o custo de cada eleição. Uma reforma política só ocorre com pressão popular como aconteceu na Lei da Ficha Limpa. É preciso melhorar as regras eleitorais.

Carro elétrico no Brasil. Sempre que se fala no futuro da mobilidade, o assunto dos carros elétricos volta à discussão. Com os recentes avanços tecnológicos parece que isso está virando realidade. Uma prova é que, em 2020, o número de veículos eletrificados no Brasil chegou a 42 mil unidades, ou seja, o equivalente a 1% de toda a frota do país, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A modalidade é uma opção de transporte que não polui, é mais silenciosa, econômica e de baixa manutenção. Atualmente, existem cerca de 350 postos públicos de recarga e todos eles são gratuitos. Isso mesmo: abastecer seu carro elétrico na rua não custa nada. Contudo, o custo desse tipo de veículo ainda é um desafio no Brasil, já que a carga tributária é muito elevada. Num país onde os combustíveis têm preços altíssimos e com aumentos constantes, será bom facilitar a comercialização desses automóveis.

BRASILEIROS NÃO TOMAM A SEGUNDA DOSE DA VACINA

Em tempos de pandemia, a vacina é o meio mais eficaz para reduzir o risco de um indivíduo contrair a COVID-19. Dois imunizantes estão sendo aplicados na população brasileira: a Coronavac e a Astrazeneca. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose. Esse fato preocupa porque a eficácia se baseia em duas etapas e na falta da segunda dose há vulnerabilidade, podendo aumentar o número de casos. Os cidadãos precisam ter consciência de que somente com a imunização será possível diminuir a infecção. Estamos passando pelo pior momento da crise sanitária e o índice de mortes aumenta assustadoramente. Portanto, não deixem de tomar a segunda dose. Vacina sim!

CASO DO MENINO HENRY REVOLTA O PAÍS

A população brasileira ficou revoltada com a morte estúpida de Henry Borel, de apenas 4 anos, no Rio de Janeiro, no mês de março. Segundo as investigações policiais, laudo pericial e outras provas, o menino foi torturado e morto pelo padrasto, o vereador Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho, com a conivência da mãe de Henry e sua namorada Monique Medeiros, que soube das agressões e não tomou providências para proteger o filho. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), o menino sofreu 23 lesões pelo corpo. Uma grande covardia que fizeram com uma criança frágil e indefesa. E causou ainda mais indignação o fato de que o autor do crime tentou liberar o corpo para o sepultamento, sem passar pelo IML, para se livrar de qualquer acusação, inclusive usando sua influência política. Trata- -se de uma pessoa fria, calculista e com um passado de agressões em várias mulheres e crianças. Um psicopata que merece ficar na cadeia por muitas décadas. Chega de impunidade e que seja feita justiça.

NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO

No dia 12 de abril passou a vigorar o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as principais mudanças são nas regras para defesa prévia após multas, endurecimento da pena contra quem matar ou ferir estando ao volante sob efeito de álcool ou drogas, uso do farol baixo e modificações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas devem ficar atentos principalmente ao aumento do limite de pontos na carteira e os novos prazos para renovação que vão de acordo com a faixa etária do condutor.

[box title=”O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]